De bebé a criança: caraterísticas e interações / From baby to child: characteristics and interactions
Mots-clés :
Desenvolvimento, Educação infantil, InteraçãoRésumé
Resumo
Este artigo teórico visa descrever as principais caraterísticas do desenvolvimento nos primeiros 3 anos de vida e refletir sobre a educação para o desenvolvimento na primeira infância, em contexto educativo. Adotando uma lógica cronológica, procura-se apresentar e discutir o desenvolvimento da criança de uma forma integrada e situar a Creche/Educação Infantil como contexto educativo facilitador da interação da criança/adulto e promotora da educação para o desenvolvimento da criança. Os dados levantados sugerem a curiosidade, a espontaneidade, a aquisição da locomoção e da linguagem como evidências do desenvolvimento e a interação responsiva como estratégia promotora do desenvolvimento holístico.
Palavras-chave: Desenvolvimento.Educação Infantil. Interação
Abstract
This theoretical paper aims to describe the main characteristics of development during the first three years of life, and reflect on education for early childhood development within an educational context. Adopting a chronological logic, we seek to present and discuss children's development in an integrated manner and situate the Day Care/Child Education as a facilitating educational context of the child/adult interaction that promotes education for the development of the child. The data collected suggests curiosity, spontaneity, the acquisition of locomotion and language as evidence of the development, and the responsive interaction as a strategy to promote holistic development.
Keywords: Development. Early Childhood Education. Interaction
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.