A prática docente e as tecnologias digitais
DOI :
https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1030Mots-clés :
Educação profissional, Prática docente, Tecnologia digital, Formação docente.Résumé
Este artigo teve como objetivo identificar como se processa a compreensão dos professores do ensino técnico, frente à utilização da tecnologia digital na sua prática docente. A metodologia adotada referiu-se à pesquisa qualitativa baseada em bibliografias que contribuíram para reflexão quanto às tecnologias digitais na educação. A evolução na prática pedagógica tende a ser contínua e adequada ao contexto diário em sala de aula e à utilização das TDIC (Tecnologias digitais de informação e comunicação) para a construção do conhecimento do aluno, tornando a aprendizagem efetiva. Nesse sentido conclui-se que o professor se torna mediador do aprendizado e que a formação continuada dos professores é fundamental para a prática docente.
Palavras-chave: Educação profissional. Prática docente. Tecnologia digital. Formação docente.
Références
ALMEIDA, M. E. B. de; SILVA, M. da G. M. da. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revista e-curriculum, São Paulo, v.7, n.1, abril, 2011.
BONILLA, Maria Helena Silveira. Escola aprendente: para além da sociedade da informação. Rio de Janeiro: Quartet, 2005.
COLL, C. Aprender y enseñar con las TIC: expectativas, realidad y potencialidades. In: CARNEIRO, R., TOSCANO, J. C., DÍAZ, T. 2009. Los desafíos de las TIC para el cambio educativo. Madrid, España: Fundación Santillan. 2009
CRESWELL, John W. Projetos de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. Tradução por: Luciana de Oliveira Rocha. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
DEWEY, John. Como pensamos. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1953.
FRIZON, Vanessa et al. A formação de professores e as tecnologias digitais. In: Educere Congresso Nacional de Educação, 12, Curitiba, 2015. Anais... Curitiba, 2015.
GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas. São Paulo, SP. Ed. Ática, 2003.
GARCIA, M. F; RABELO, D. F; CRIVELARO, L. P; CANCELA, T. M; AMARAL, S. F. As tecnologias digitais interativas e a prática docente. Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 1, p. 78-87, jan/abr. 2011.
GOMES, H.M.; MARINS, H.O. A ação docente na educação profissional. São Paulo: Senac, 2004.
LÈVI, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. Disponível em: < https://mundonativodigital.files.wordpress.com/2016/03/cibercultura-pierre-levy.pdf> Acesso em: 01 de junho de 2018, às 23:17.
LIMA JUNIOR, A. Tecnologias inteligentes e Educação: currículo hipertextual. Rio de Janeiro: Quarter; Juazeiro, BA: FUNDESF, 2005.
MACHADO, Lucília Regina de Souza (2008, Junho). Diferenciais inovadores na formação de professores para a Educação Profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n.1 (pp. 8-22). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf3/licenciatura_propostafinal.pdf >Acesso em 22 de junho de 2018, às 20:25hs.
MONTE, Hildevânia da Silva, MONTE, Maria Aucilene Leite. O Uso Dos Recursos Tecnológicos E A Mediação Do Ensino Aprendizagem No Contexto Escolar. In: Congresso Nacional de Educação, 2, 2015, Campina Grande. Anais... Campina Grande. Disponível em: <http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID3338_09072015175935.pdf>, Acesso em: 17 de julho de 2018 às 21:15hs.
MORAES, Lélia Cristina S. de & PEDROSA, Elaine Maria P. (2009) A formação de Professores para Educação Profissional: um debate necessário. In CHAVES, Vera Lúcia Jacob; CABRAL NETO, Antonio & NASCIMENTO, Ilma Vieira. (Orgs). Políticas para a educação superior no Brasil: velhos temas e novos desafios. Disponível em: <http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/view/2152/pdf_137 >Acesso em 18 de junho de 2018, às 20:15hs
NÓVOA, Antonio (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa-Portugal: Dom Quixote, 2002.
SAMPIERI, Roberto Hernández; COLLADO, Carlos Fernández; LUCIO, Maria Del Pilar Baptista. Metodologia de pesquisa. Tradução: Daisy Vaz de Moraes; revisão técnica Ana Garcia, Dirceu da Silva, Marcos Júlio. 5 ed. Porto Alegre: Penso, 2013
TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.