A presença do aluno com deficiência no sistema regular de ensino: mitos, estigmas e preconceitos
DOI :
https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1041Mots-clés :
Ensino Regular. Deficiência. Educação Especial.Résumé
Atualmente o grande desafio da escola de ensino regular é promover estímulos e mudanças sobre romper paradigmas e preconceito, sobre os princípios sociais e pedagógicos da escola que expresse a possibilidade de repensar as práticas docentes. Para o desenvolvimento deste trabalho, buscamos responder ao seguinte questionamento: Como são recebidos, vistos e tratados os alunos com deficiência que frequentam instituições regulares de ensino? Logo, o objetivo principal desse trabalho é conhecer como se desenvolve o processo de inclusão de estudantes com necessidades especiais no sistema regular de ensino, tendo como referência uma instituição pública do Município de Miracema do Tocantins. Para esta pesquisa foram utilizados os métodos de pesquisa de campo e abordagem qualitativa. A coleta de dados ocorreu no ano de 2017, sendo realizadas um total de 16 observações. Como procedimentos de coleta de dados foi utilizada a observação participante. A análise dos dados teve início após a finalização da pesquisa de campo. Tendo por base dos dados obtidos, percebe-se que, por meio desse estudo, foi possível analisar a política de inclusão e os seus reflexos nos processos de socialização no ensino aprendizagem de alunos com necessidades especiais. Um aspecto de grande relevância nesse trabalho foi verificar que a inclusão de alunos com deficiência é possível, desde que seja muito bem estruturada e pensada, e não apenas colocar o aluno na sala. Dessa forma, é possível concluir que se pretendemos postular um trabalho na perspectiva da inclusão escolar, é preciso que se disponibilize apoio e suporte advindos dos conhecimentos específicos da área da Educação Especial.
Palavras-chave: Ensino Regular. Deficiência. Educação Especial.
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