Uma análise das percepções de diretoras de creche sobre as melhorias da qualidade do berçário
Mots-clés :
Educação. Qualidade na educação infantil. Berçário. Avaliação da qualidade. DiretoresRésumé
Este estudo tem o objetivo de analisar as percepções de um grupo de diretoras de creches sobre a melhoria da qualidade do berçário. Para coleta de dados foi elaborado um questionário qualitativo. Os resultados mostraram que as diretoras consideram várias questões para melhoria da qualidade dos berçários. Entre elas, a melhoria da infraestrutura, da formação de professores e de diretores, da mediação do diretor, na aproximação entre família e creche, nas ações das autoridades educacionais. Uma questão preocupante trata-se do fato de que as profissionais não reconhecem a melhoria do espaço social como condição para a melhoria da qualidade do berçário. Esse achado se constitui em uma parte relevante desta pesquisa, pois situa a creche como única responsável pela formação e pelo desenvolvimento de bebês e crianças. Os dados deste presente estudo podem ser utilizados no contexto de formação inicial e continuada.
Palavras-chave: Qualidade na educação infantil. Berçário. Avaliação da qualidade. Diretores
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