Produção científica sobre a Luta Marajoara no Brasil
um estudo de revisão integrativa e análise do estado da arte
DOI :
https://doi.org/10.58422/repesq.2023.e1431Mots-clés :
Luta Marajoara, Práticas Corporais, Educação Física, Produção acadêmica, Estado da ArteRésumé
O objetivo desta investigação foi mapear e analisar a produção científica sobre Luta Marajoara (LM) em programas de Pós-graduação stricto sensu no Brasil, bem como em artigos científicos e anais de eventos. Foram encontrados, no Catálogo de Teses e Dissertações, apenas um estudo publicado em 2021. Com relação à produção de artigos e anais, foram incluídos 16 estudos. Os estudos sobre a LM são incipientes e recentes, iniciando-se no ano de 2018. Embora a Região Norte do Brasil seja o local de origem da LM, nenhum estudo de Pós-graduação adveio dessa região. Os estudos encontrados na literatura apresentam discussões voltadas ao campo educacional, esportivo, cultural, tradicional, saúde e formação docente. Conclui-se que são necessários mais estudos sobre a LM no Brasil, tendo em vista sua relevância social e sua compreensão como uma prática corporal fortemente vinculada à cultura brasileira.
Références
ANTUNES, Marcelo Moreira et al. Fórum de luta marajoara: a carta de Belém. Conexões, v. 19, p. e021042-e021042, 2021. doi.org/10.20396/conex.v19i00.8659390.
AREIAS, A. O que é Capoeira? São Paulo: Brasiliense, 1984.
BORGES, Leandro Nascimento. Formação de professores para o ensino de lutas brasileiras: uma pesquisa-ação com professores de Educação Física. 2021. 142f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza. 2021.
BOTELHO, Louise Lira Roedel; DE ALMEIDA CUNHA, Cristiano Castro; MACEDO, Marcelo. O método da revisão integrativa nos estudos organizacionais. Gestão e sociedade, v. 5, n. 11, p. 121-136, 2011. https://doi.org/10.21171/GES.V5I11.1220.
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. MEC, 2018.
BRASIL, Cursos de Pós-graduação avaliados e reconhecidos. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, 2023.
BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative research in psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1191/1478088706QP063OA.
CAMPOS, Ítalo Sergio Lopes; PINHEIRO, Claudio; GOUVEIA, Amauri. Modelagem do comportamento técnico da luta marajoara: do desempenho ao educacional. R. bras. Ci. e Mov, v. 27, n. 2, p. 209-217, 2019.
CAMPOS, Ítalo Sergio Lopes; ANTUNES, Marcelo Moreira. Luta marajoara: diálogos com o esporte, saúde e educação. Cenas Educacionais, v. 4, p. e11870-e11870, 2021. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/11870/8827
CAMPOS, Ítalo Sérgio Lopes et al. Análise do comportamento técnico da luta marajoara. Motricidade, v. 18, n. 2, 2022. https://doi.org/10.6063/motricidade.27711
DEL VECCHIO, Fabrício Boscolo; FRANCHINI, Emerson. Lutas, artes marciais e esportes de combate: possibilidades, experiências e abordagens no currículo em Educação Física. In: SOUZA NETO, S.; HUNGER, D. (Orgs.). Formação profissional em Educação Física: estudos e pesquisas. Rio Claro: Biblioética, p.99-109, 2006.
GOMES, Mariana Simões Pimentel. Procedimentos pedagógicos para o ensino das lutas: contextos e possibilidades. 2008. 139f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
GOMES, Mariana; AVELAR-ROSA, Bruno. Martial arts and combat sports in physical education and sport sciences degrees-a comparative study of Brazil, France, Portugal, and Spain. INYO-The journal of alternative perspectives on the martial arts and sciences, p. 14-29, 2012. Disponível em: https://repositorio.ipv.pt/handle/10400.19/1084.
GOMES, Fulvio de Moraes. As Epistemologias do Sul de Boaventura de Sousa Santos: por um resgate do sul global. Páginas de Filosofia, v. 4, n. 2, p. 39-54, 2012. https://doi.org/10.15603/2175-7747/pf.v4n2p39-54.
GRACIE, Hélio. Jiu Jitsu. São Paulo: Saraiva, 2007.
JUCÁ, Luan Gonçalves; LIMA, George Almeida; MELO, José Rodrigo Silva. Metodologias inovadoras nas aulas de Educação Física escolar: uma revisão sistemática da literatura. Revista Cocar, v. 16, n. 34, 2022. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4991 Acesso em: 10 out. 2023.
LIMA, George Almeida; MILLEN NETO, Álvaro Rego. A luta marajoara e os processos de esportivização e de curricularização: uma revisão sistemática da literatura. Revista Cocar, v. 16, n. 34, 2022. http://177.70.35.171/index.php/cocar/article/view/5187.
LIMA, George Almeida; FABIANI, Débora Jaqueline Farias. Reflexões sobre o ensino das lutas na escola a partir das dimensões do conteúdo: uma revisão integrativa. Motrivivência, v. 35, n. 66, 2023. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2023.e90670.
LIMA, George Almeida; PEREIRA, Marcos Paulo. Contribuições das lutas nas aulas de Educação Física. Journal of Sport Pedagogy & Research, v. 9, n. 2, p. 4-13, 2023. https://doi.org/10.47863/VWEG9701.
LIMA, George Almeida et al. Reflexões sobre o desenvolvimento da luta marajoara nas aulas de Educação Física: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 11, n. 3, p. e23311326454-e23311326454, 2022. https://doi.org/10.33448/rsd-v11i3.26454.
LIMA, George Almeida et al. Tematização da luta marajoara nas aulas de Educação Física escolar: indícios de uma pedagogia crítica. Cadernos do Aplicação, v. 36, 2023. https://doi.org/10.22456/2595-4377.130740.
MARTINS, Bruno Rodolfo. Diversidade Cultural, descolonização e educação [física] antirracista. Revista Espaço Acadêmico, v. 20, n. 227, p. 154-164, 2021. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/EspacoAcademico/article/view/53931 Acesso em: 10 out. 2023.
NEIRA, Marcos Garcia. Incoerências e inconsistências da BNCC de Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 40, p. 215-223, 2018. https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.04.001.
NUNES, Murilo Cardoso et al. A luta marajoara na atualidade: percepções de atletas e ex-atletas da modalidade. Movimento, p. e29012-e29012, 2023. https://doi.org/10.22456/1982-8918.124101.
OLIVEIRA, Luiz Fernandes; SILVA, Danielle Tudes Pereira. Os significados da perspectiva Modernidade/Colonialidade. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 11, n. 23, p. 07-19, 2019. Disponível em: https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/873/pdf. Acesso em: 10 out. 2023.
PACHECO, Agenor Sarraf. O Poder dos Saberes Locais: Escrituras e Literaturas no Regime das Águas Marajoaras. Revista Cocar, v. 3, n. 6, p. 43-58, 2009. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/24.
PEREIRA, Maria Perpetuo Socorro Sarmento. luta marajoara na/da escola. In: XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte. 2021. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2021/9conice/paper/viewFile/15238/7851.
PEREIRA, Marcos Paulo Vaz de Campos et al. Lutas na escola: sistematização do conteúdo por meio a teia do conhecimento das lutas em rede. Conexões, v. 15, n. 3, p. 338-348, 2017. https://doi.org/10.20396/conex.v15i3.8648512.
Pereira Marcos Paulo Vaz de Campos et al. Fight at school: teaching strategies of physical education teachers, Journal of Physical Education, v. 32, n. 1, p. 1-11, 2021. https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v32i1.3226.
Pimenta, Thiago Fonseca. Processo civilizador e as artes marciais coreanas: possíveis aproximações. X Simpósio internacional: Processo Civilizador. Campinas, 2007.
ROCHA, Marcelo Henrique Mires et al. Luta marajoara na perspectiva da cultura corporal: Valorizando a cultura paraense na Educação Física Escolar. In: XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IX Congresso Internacional de Ciências do Esporte. 2021. Disponível em: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2021/9conice/paper/viewFile/16228/7939.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto. A tematização das lutas nas aulas de Educação Física: uma análise a partir dos avanços e retrocessos da BNCC. Olhar de Professor, v. 25, p. 1-20, 2022. https://doi.org/10.5212/OlharProfr.v.25.20515.053.
SANTOS, Boaventura Souza. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2010.
SANTOS, Carlos Afonso Ferreira; ANDRADE, Welison Alan Gonçalves; FREITAS, Rogério Gonçalves. Luta marajoara na escola: relatos de uma sequência pedagógica para o 3º ano do ensino fundamental. Cadernos do Aplicação, v. 36, 2023. https://doi.org/10.22456/2595-4377.128914.
SANTOS, Carlos Afonso Ferreira; FREITAS, Rogério Gonçalves. Luta marajoara e memória: práticas “esquecidas” na Educação Física escolar em Soure-Marajó. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 16, n. 1, p. 57-67, 2018. https://doi.org/10.36453/2318-5104.2018.v16.n1.p57.
SANTOS, Carlos Afonso Ferreira dos; GOMES, Ivan Carlo Rego; FREITAS, Rogério Gonçalves de. Luta marajoara: lugar ou não lugar no currículo de uma IES pública do estado do Pará. Motrivivência, v. 32, n. 61, 2020. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2020e65668.
SANTOS, Carlos Afonso Ferreira dos; ANDRADE, Welison Alan Gonçalves; FREITAS, Rogério Gonçalves de. Itinerários de combate da federação paraense de luta marajoara. Journal of Physical Education, v. 34, p. e3415, 2023. https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v34i1.3415.
SEABRA, Jéssica Portal; CAMPOS, Italo Sérgio Lopes; ANTUNES, Marcelo Moreira. Luta marajoara: uma perspectiva a partir do discurso de atletas. Revista Valore v. 5, p. 5024, 2020. https://doi.org/10.22408/reva502020454e-5024.
SILVA, Tiago Paiva. As implicações do processo de esportivização da luta marajoara enquanto símbolo da cultura popular do arquipélago do Marajó. 2023. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Instituto de Ciências da Educação, Universidade Federal do Pará, Belém, 2022. Disponível em: Acesso em: https://bdm.ufpa.br:8443/jspui/handle/prefix/5087.
SCHAAN, Denise Pahl. Arqueologia, público e comodificação da herança cultural: o caso da cultura Marajoara. Revista Arqueologia Pública, v. 1, n. 1 [1], p. 19-30, 2006. https://doi.org/10.20396/rap.v1i1.863581.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.