Conectando Teoria e Prática or Meio de Jogos de Empresas
Um Estudo Quantitativo sobre Percepção de Uso e Satisfação
Palavras-chave:
Jogos de empresa, Aprendizagem ativa, Percepção de uso, SatisfaçãoResumo
Os jogos de empresa, enquanto estratégias de aprendizagem ativa, têm sido utilizados por sua capacidade de integrar teoria e prática, estimular a tomada de decisão e promover competências socioemocionais. Estudos que analisem como a percepção de uso e a satisfação dos estudantes no processo de aprendizagem com essas ferramentas ainda são escassos. Este estudo investigou as respostas de estudantes de uma instituição pública, utilizando modelagem de equações estruturais por meio da técnica PLS-PM. Os resultados revelaram correlação significativa entre percepção de uso e satisfação, destacando o suporte a dúvidas, a aplicabilidade prática da teoria e a acessibilidade da plataforma como fatores determinantes. O estudo contribui para a compreensão dos elementos que potencializam o engajamento e a efetividade pedagógica em simulações empresariais, reforçando a importância da mediação e da usabilidade tecnológica.
Referências
ATABEK, Oguzhan. Challenges in integrating technology into education. Information Technology and Applied Sciences, 14(1), 1–19, 2019. https://doi.org/10.48550/arXiv.1904.06518
BARBETTA, Patricia M. Technologies as tools to increase active learning during online higher-education instruction. Journal of Educational Technology Systems, v. 51, n. 3, p. 317-339, 2023. https://doi.org/10.1177/00472395221143969
BAZANI, Camila Lima; SANTOS, Geovane Camilo. Contributions of active learning methodologies in accounting: an integrative review. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 17, p. 1-17, 2023. https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2023.211942
BERSSANETTE, João Henrique; DE FRANCISCO, Antonio Carlos. Active learning in the context of the teaching/learning of computer programming: A systematic review. Journal of Information Technology Education. Research, v. 20, p. 201, 2021. https://doi.org/10.28945/4767
BØRTE, Kristin; NESJE, Katrine; LILLEJORD, Sølvi. Barriers to student active learning in higher education. Teaching in higher education, v. 28, n. 3, p. 597-615, 2023. https://doi.org/10.1080/13562517.2020.1839746
CARVALHO, S. M. P. O impacto do uso de dispositivos eletrônicos na capacidade atencional: uma análise no processo de ensino-aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano Campus Salgueiro, Salgueiro, 81f., 2020.
CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE (CNS). Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html. Accessed on: September 18, 2024.
CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre, RS: ARTMED, 2007.
CRISOL-MOYA, Emilio; ROMERO-LÓPEZ, María Asunción; CAURCEL-CARA, María Jesús. Active methodologies in higher education: perception and opinion as evaluated by professors and their students in the teaching-learning process. Frontiers in Psychology, v. 11, p. 1703, 2020. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.01703
CUNHA, M. B. et al. Metodologias ativas: em busca de uma caracterização e definição. Educação em Revista, v 40, p. e39442, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-469839442
DAMAŠEVI?IUS, Robertas; MASKELI?NAS, Rytis; BLAŽAUSKAS, Tomas. Serious games and gamification in healthcare: a meta-review. Information, v. 14, n. 2, p. 105, 2023. https://doi.org/10.3390/info14020105
DE ASSIS SILVA, Andressa Agnês; SANTOS, Priscila Costa; SANTOS, André Felipe Costa. Cidadania digital: análise das perspectivas de universitários brasileiros. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 16, n. 41, p. 160-177, 2024. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1640
DIMITRIADOU, Anastasia et al. Challenges in serious game design and development: Educators’ experiences. Simulation & Gaming, v. 52, n. 2, p. 132-152, 2021. https://doi.org/10.1177/1046878120944197
DOS SANTOS, David Moisés Barreto; DA SILVA MOREIRA, Jefferson. A Base de Conhecimentos para Tutores do Método Problem-Based Learning (PBL). Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 17, n. 45, p. 213-233, 2025. https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1794
FAISAL, N. et al. Business simulation games in higher education: a systematic review of empirical research. Human Behavior and Emerging Technologies. v. 2022, n. 1, p. 1578791, 2022. https://doi.org/10.1155/2022/1578791
FERREIRA, Cleiton Pons; GONZALEZ-GONZALEZ, Carina Soledad; ADAMATTI, Diana Francisca. Business simulation games analysis supported by human-computer interfaces: A systematic review. Sensors, v. 21, n. 14, p. 4810, 2021. https://doi.org/10.3390/s21144810
FORNELL, C.; LARCKER, D. F. Evaluating structural equation models with unobservable variables and measurement error. Journal of Marketing Research, Thousand Oaks, v. 18, n. 1, p. 39-50, 1981.
FONSECA, D., CAVALCANTI, J., PEÑA, E., VALLS, V., SANCHEZ-SEPÚLVEDA, M., MOREIRA, F., REDONDO, E. Mixed assessment of virtual serious games applied in architectural and urban design education. Sensors, v. 21, n. 9, p. 3102, 2021. https://doi.org/10.3390/s21093102
GHEZZI, Joyce Fernanda Soares Albino et al. Strategies of active learning methodologies in nursing education: an integrative literature review. Revista brasileira de enfermagem, v. 74, p. e20200130, 2021. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0130
HAIR, J. F., BLACK, W. C., BABIN, B. J., ANDERSON, R. E. Multivariate data analysis (8th ed.). Cengage Learning, 2019.
HALLÉ PETIOT, G., AQUINO, R., SILVA, D. C. D., BARREIRA, D. V., RAAB, M. Contrasting learning psychology theories applied to the teaching-learning-training process of tactics in soccer. Frontiers in Psychology, v. 12, p. 637085, 2021. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.637085
JÚNIOR, Marconi dos Santos Ribeiro; LEITE, Bruno Silva. A presença das metodologias ativas nas áreas do conhecimento do CNPq: uma revisão das produções das áreas. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 17, n. 44, p. 97-113, 2025. https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1751
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. DE A. Metodologia científica. 2a ed., São Paulo, SP: Atlas, 1991.
LOMBARDI, Doug; SHIPLEY, Thomas F. The curious construct of active learning. Psychological Science in the Public Interest, v. 22, n. 1, p. 8-43, 2021. https://doi.org/10.1177/1529100620973974
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada. 6ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2012.
MARTEL-SANTANA, A.; MARTÍN-DEL-POZO, M. A Usability Evaluation of a Serious Game for Tackling Bullying and Cyberbullying in Primary Education by Pre-service Teachers. Technology, Knowledge and Learning, p. 1-45, 2025. https://doi.org/10.1007/s10758-025-09850-w
MOTTA, G. S.; QUINTELLA, R. H. A utilização de jogos e simulações de empresas nos cursos de graduação em administração no estado da Bahia. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 18, p. 317-338, 2012. https://doi.org/10.1590/S1413-23112012000200002
RINGLE, C. M., WENDE, S., BECKER, J.-M. SmartPLS 4. Bönningstedt: SmartPLS, 2023. Available from: https://www.smartpls.com. Accessed on: October 24, 2024.
MAXIM, R. I.; ARNEDO-MORENO, J. Identifying key principles and commonalities in digital serious game design frameworks: Scoping review. JMIR Serious Games, v. 13, p. e54075, 2025. https://doi.org/10.2196/54075
RODRIGUES, Fernando Brito; NETO, Valdemar Vicente Graciano. Assessing Simulation Knowledge and Proficiency Among Undergraduate Computing Students in Brazil: Insights and Results from a Survey Research. arXiv preprint arXiv:2502.14072, 2025.
https://doi.org/10.48550/arXiv.2502.14072
SILVA, B.P.; SILVA; A.L.M.M.; XAVIER, L.E. O uso do celular no processo de ensino aprendizagem. Revista Foco, v. 18, n. 4, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.54751/revistafoco.v18n4-091
SILVA, R. G. R., COELHO, A. M. L., DA SILVA, H. F., DA SILVA, L. A. C., ANDRADE, M. E. Geração digital no ambiente escolar. Revista Ilustração, Cruz Alta, v. 4 , n. 5, p. 33-40, 2023. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.196
SHANMUGASUNDARAM, Mathura; TAMILARASU, Arunkumar. The impact of digital technology, social media, and artificial intelligence on cognitive functions: a review. Frontiers in Cognition, v. 2, p. 1203077, 2023. https://doi.org/10.3389/fcogn.2023.1203077
SUKACK?, V., GUERRA, A. O. P. D. C., ELLINGER, D., CARLOS, V., PETRONIEN?, S., GAIŽI?NIEN?, L., BROSE, A. Towards active evidence-based learning in engineering education: A systematic literature review of PBL, PjBL, and CBL. Sustainability, v. 14, n. 21, p. 13955, 2022. https://doi.org/10.3390/su142113955
TAN, Seng Chee et al. Knowledge building: Aligning education with needs for knowledge creation in the digital age. Educational Technology Research and Development, v. 69, n. 4, p. 2243-2266, 2021.https://doi.org/10.1007/s11423-020-09914-x
TAN, Cedric KW; NURUL?ASNA, Hidayah. Serious games for environmental education. Integrative Conservation, v. 2, n. 1, p. 19-42, 2023. https://doi.org/10.1002/inc3.18
THAMBU, Nadarajan; PRAYITNO, Harun Joko; ZAKARIA, Gamal Abdul Nasir. Incorporating active learning into moral education to develop multiple intelligences: A qualitative approach. Indonesian Journal on Learning and Advanced Education (IJOLAE), v. 3, n. 1, p. 17-29, 2021. https://doi.org/10.23917/ijolae.v3i1.10064
VAN DEN BEEMT, Antoine et al. Remote labs in higher engineering education: engaging students with active learning pedagogy. Journal of Computing in Higher Education, v. 35, n. 2, p. 320-340, 2023. https://doi.org/10.1007/s12528-022-09331-4
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.
