Conectando Teoria e Prática or Meio de Jogos de Empresas

Um Estudo Quantitativo sobre Percepção de Uso e Satisfação

Autores

Palavras-chave:

Jogos de empresa, Aprendizagem ativa, Percepção de uso, Satisfação

Resumo

Os jogos de empresa, enquanto estratégias de aprendizagem ativa, têm sido utilizados por sua capacidade de integrar teoria e prática, estimular a tomada de decisão e promover competências socioemocionais. Estudos que analisem como a percepção de uso e a satisfação dos estudantes no processo de aprendizagem com essas ferramentas ainda são escassos. Este estudo investigou as respostas de estudantes de uma instituição pública, utilizando modelagem de equações estruturais por meio da técnica PLS-PM. Os resultados revelaram correlação significativa entre percepção de uso e satisfação, destacando o suporte a dúvidas, a aplicabilidade prática da teoria e a acessibilidade da plataforma como fatores determinantes. O estudo contribui para a compreensão dos elementos que potencializam o engajamento e a efetividade pedagógica em simulações empresariais, reforçando a importância da mediação e da usabilidade tecnológica.

Biografia do Autor

Valdir Antonio Vitorino Filho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Capivari

Valdir Antonio Vitorino Filho possui Bacharelado em Administração pela FACECAP - Faculdade de Administração de Capivari (2007), mestrado em Administração Profissional (2009) e Doutorado em Administração (2015) pela UNIMEP - Universidade Metodista de Piracicaba. Estágio de pós-doutorado em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2018). Atua como professor de ensino básico, técnico e tecnológico em regime de dedicação exclusiva no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) no Campus Capivari/SP. Área de pesquisa: administração. E-mail: valdir.vitorino@ifsp.edu.br.

Meire Ramalho de Oliveira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Capivari

 

Meire Ramalho de Oliveira é professora na área de Gestão no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus Capivari. Doutora em Engenharia de Produção, mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS), e graduada em Engenharia de Produção Química, pela Universidade Federal de São Carlos. Seus principais temas de pesquisa abrangem Sustentabilidade, Gestão e Educação. E-mail: meire.oliveira@ifsp.edu.br

Hugo Antonio Lima de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo Campus Capivari

Hugo Antonio Lima de Souza é professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Doutor em Ciência de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Sua atuação abrange a docência e a pesquisa, com interesses que incluem o desenvolvimento de materiais pedagógicos e metodologias de projeto para a construção de currículos integrados. Com graduação em Gestão de Recursos Humanos, possui também experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, atuando principalmente nos temas de Recrutamento, Seleção e Vendas. E-mail: hugo.souza@ifsp.edu.br.

Referências

ATABEK, Oguzhan. Challenges in integrating technology into education. Information Technology and Applied Sciences, 14(1), 1–19, 2019. https://doi.org/10.48550/arXiv.1904.06518

BARBETTA, Patricia M. Technologies as tools to increase active learning during online higher-education instruction. Journal of Educational Technology Systems, v. 51, n. 3, p. 317-339, 2023. https://doi.org/10.1177/00472395221143969

BAZANI, Camila Lima; SANTOS, Geovane Camilo. Contributions of active learning methodologies in accounting: an integrative review. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 17, p. 1-17, 2023. https://doi.org/10.11606/issn.1982-6486.rco.2023.211942

BERSSANETTE, João Henrique; DE FRANCISCO, Antonio Carlos. Active learning in the context of the teaching/learning of computer programming: A systematic review. Journal of Information Technology Education. Research, v. 20, p. 201, 2021. https://doi.org/10.28945/4767

BØRTE, Kristin; NESJE, Katrine; LILLEJORD, Sølvi. Barriers to student active learning in higher education. Teaching in higher education, v. 28, n. 3, p. 597-615, 2023. https://doi.org/10.1080/13562517.2020.1839746

CARVALHO, S. M. P. O impacto do uso de dispositivos eletrônicos na capacidade atencional: uma análise no processo de ensino-aprendizagem. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano Campus Salgueiro, Salgueiro, 81f., 2020.

CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE (CNS). Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Available from: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/2016/res0510_07_04_2016.html. Accessed on: September 18, 2024.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. Porto Alegre, RS: ARTMED, 2007.

CRISOL-MOYA, Emilio; ROMERO-LÓPEZ, María Asunción; CAURCEL-CARA, María Jesús. Active methodologies in higher education: perception and opinion as evaluated by professors and their students in the teaching-learning process. Frontiers in Psychology, v. 11, p. 1703, 2020. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2020.01703

CUNHA, M. B. et al. Metodologias ativas: em busca de uma caracterização e definição. Educação em Revista, v 40, p. e39442, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0102-469839442

DAMAŠEVI?IUS, Robertas; MASKELI?NAS, Rytis; BLAŽAUSKAS, Tomas. Serious games and gamification in healthcare: a meta-review. Information, v. 14, n. 2, p. 105, 2023. https://doi.org/10.3390/info14020105

DE ASSIS SILVA, Andressa Agnês; SANTOS, Priscila Costa; SANTOS, André Felipe Costa. Cidadania digital: análise das perspectivas de universitários brasileiros. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 16, n. 41, p. 160-177, 2024. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1640

DIMITRIADOU, Anastasia et al. Challenges in serious game design and development: Educators’ experiences. Simulation & Gaming, v. 52, n. 2, p. 132-152, 2021. https://doi.org/10.1177/1046878120944197

DOS SANTOS, David Moisés Barreto; DA SILVA MOREIRA, Jefferson. A Base de Conhecimentos para Tutores do Método Problem-Based Learning (PBL). Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 17, n. 45, p. 213-233, 2025. https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1794

FAISAL, N. et al. Business simulation games in higher education: a systematic review of empirical research. Human Behavior and Emerging Technologies. v. 2022, n. 1, p. 1578791, 2022. https://doi.org/10.1155/2022/1578791

FERREIRA, Cleiton Pons; GONZALEZ-GONZALEZ, Carina Soledad; ADAMATTI, Diana Francisca. Business simulation games analysis supported by human-computer interfaces: A systematic review. Sensors, v. 21, n. 14, p. 4810, 2021. https://doi.org/10.3390/s21144810

FORNELL, C.; LARCKER, D. F. Evaluating structural equation models with unobservable variables and measurement error. Journal of Marketing Research, Thousand Oaks, v. 18, n. 1, p. 39-50, 1981.

FONSECA, D., CAVALCANTI, J., PEÑA, E., VALLS, V., SANCHEZ-SEPÚLVEDA, M., MOREIRA, F., REDONDO, E. Mixed assessment of virtual serious games applied in architectural and urban design education. Sensors, v. 21, n. 9, p. 3102, 2021. https://doi.org/10.3390/s21093102

GHEZZI, Joyce Fernanda Soares Albino et al. Strategies of active learning methodologies in nursing education: an integrative literature review. Revista brasileira de enfermagem, v. 74, p. e20200130, 2021. https://doi.org/10.1590/0034-7167-2020-0130

HAIR, J. F., BLACK, W. C., BABIN, B. J., ANDERSON, R. E. Multivariate data analysis (8th ed.). Cengage Learning, 2019.

HALLÉ PETIOT, G., AQUINO, R., SILVA, D. C. D., BARREIRA, D. V., RAAB, M. Contrasting learning psychology theories applied to the teaching-learning-training process of tactics in soccer. Frontiers in Psychology, v. 12, p. 637085, 2021. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.637085

JÚNIOR, Marconi dos Santos Ribeiro; LEITE, Bruno Silva. A presença das metodologias ativas nas áreas do conhecimento do CNPq: uma revisão das produções das áreas. Revista Eletrônica Pesquiseduca, v. 17, n. 44, p. 97-113, 2025. https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1751

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. DE A. Metodologia científica. 2a ed., São Paulo, SP: Atlas, 1991.

LOMBARDI, Doug; SHIPLEY, Thomas F. The curious construct of active learning. Psychological Science in the Public Interest, v. 22, n. 1, p. 8-43, 2021. https://doi.org/10.1177/1529100620973974

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada. 6ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2012.

MARTEL-SANTANA, A.; MARTÍN-DEL-POZO, M. A Usability Evaluation of a Serious Game for Tackling Bullying and Cyberbullying in Primary Education by Pre-service Teachers. Technology, Knowledge and Learning, p. 1-45, 2025. https://doi.org/10.1007/s10758-025-09850-w

MOTTA, G. S.; QUINTELLA, R. H. A utilização de jogos e simulações de empresas nos cursos de graduação em administração no estado da Bahia. REAd. Revista Eletrônica de Administração (Porto Alegre), v. 18, p. 317-338, 2012. https://doi.org/10.1590/S1413-23112012000200002

RINGLE, C. M., WENDE, S., BECKER, J.-M. SmartPLS 4. Bönningstedt: SmartPLS, 2023. Available from: https://www.smartpls.com. Accessed on: October 24, 2024.

MAXIM, R. I.; ARNEDO-MORENO, J. Identifying key principles and commonalities in digital serious game design frameworks: Scoping review. JMIR Serious Games, v. 13, p. e54075, 2025. https://doi.org/10.2196/54075

RODRIGUES, Fernando Brito; NETO, Valdemar Vicente Graciano. Assessing Simulation Knowledge and Proficiency Among Undergraduate Computing Students in Brazil: Insights and Results from a Survey Research. arXiv preprint arXiv:2502.14072, 2025.

https://doi.org/10.48550/arXiv.2502.14072

SILVA, B.P.; SILVA; A.L.M.M.; XAVIER, L.E. O uso do celular no processo de ensino aprendizagem. Revista Foco, v. 18, n. 4, 2025. Disponível em: https://doi.org/10.54751/revistafoco.v18n4-091

SILVA, R. G. R., COELHO, A. M. L., DA SILVA, H. F., DA SILVA, L. A. C., ANDRADE, M. E. Geração digital no ambiente escolar. Revista Ilustração, Cruz Alta, v. 4 , n. 5, p. 33-40, 2023. https://doi.org/10.46550/ilustracao.v4i5.196

SHANMUGASUNDARAM, Mathura; TAMILARASU, Arunkumar. The impact of digital technology, social media, and artificial intelligence on cognitive functions: a review. Frontiers in Cognition, v. 2, p. 1203077, 2023. https://doi.org/10.3389/fcogn.2023.1203077

SUKACK?, V., GUERRA, A. O. P. D. C., ELLINGER, D., CARLOS, V., PETRONIEN?, S., GAIŽI?NIEN?, L., BROSE, A. Towards active evidence-based learning in engineering education: A systematic literature review of PBL, PjBL, and CBL. Sustainability, v. 14, n. 21, p. 13955, 2022. https://doi.org/10.3390/su142113955

TAN, Seng Chee et al. Knowledge building: Aligning education with needs for knowledge creation in the digital age. Educational Technology Research and Development, v. 69, n. 4, p. 2243-2266, 2021.https://doi.org/10.1007/s11423-020-09914-x

TAN, Cedric KW; NURUL?ASNA, Hidayah. Serious games for environmental education. Integrative Conservation, v. 2, n. 1, p. 19-42, 2023. https://doi.org/10.1002/inc3.18

THAMBU, Nadarajan; PRAYITNO, Harun Joko; ZAKARIA, Gamal Abdul Nasir. Incorporating active learning into moral education to develop multiple intelligences: A qualitative approach. Indonesian Journal on Learning and Advanced Education (IJOLAE), v. 3, n. 1, p. 17-29, 2021. https://doi.org/10.23917/ijolae.v3i1.10064

VAN DEN BEEMT, Antoine et al. Remote labs in higher engineering education: engaging students with active learning pedagogy. Journal of Computing in Higher Education, v. 35, n. 2, p. 320-340, 2023. https://doi.org/10.1007/s12528-022-09331-4

Downloads

Publicado

2025-11-03

Como Citar

Vitorino Filho, V. A., Ramalho de Oliveira, M., & Lima de Souza, H. A. (2025). Conectando Teoria e Prática or Meio de Jogos de Empresas : Um Estudo Quantitativo sobre Percepção de Uso e Satisfação. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 17(46), 156–174. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/1808