Planos de ensino em ação
educação ambiental em planejamentos da Educação Básica
DOI :
https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1825Mots-clés :
Planejamento pedagógico, Educação Ambiental, Anos Iniciais, Trabalho colaborativo, SustentabilidadeRésumé
O presente estudo, oriundo da tese de doutoramento da autora, investigou como o planejamento pedagógico pode potencializar a Educação Ambiental nos anos iniciais da Educação Básica, articulando teoria e prática de forma colaborativa. A pesquisa analisou planos de ensino de Ciências elaborados por docentes com e sem curso de aprimoramento, utilizando rubricas validadas para avaliar três dimensões: ambiente de aprendizagem, trabalho colaborativo e natureza da tarefa. Os resultados indicaram que professores que participaram da formação incluíram mais atividades colaborativas diversificaram estratégias e integraram experiências ao ar livre, favorecendo o engajamento e a reflexão crítica. Observou-se a carência na descrição de arranjos físicos, na previsão de dilemas práticos e na variedade metodológica. Conclui-se que a formação continuada e o planejamento estruturado são essenciais para desenvolver competências críticas, criativas e socioambientais.
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