Planos de ensino em ação

educação ambiental em planejamentos da Educação Básica

Autores

  • Marilda de Souza Universidade Positivo/Doutorado em Gestão Ambiental
  • Rivail Vanin de Andrade Universidade Positivo https://orcid.org/0000-0001-5715-2724

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1825

Palavras-chave:

Planejamento pedagógico, Educação Ambiental, Anos Iniciais, Trabalho colaborativo, Sustentabilidade

Resumo

O presente estudo, oriundo da tese de doutoramento da autora, investigou como o planejamento pedagógico pode potencializar a Educação Ambiental nos anos iniciais da Educação Básica, articulando teoria e prática de forma colaborativa. A pesquisa analisou planos de ensino de Ciências elaborados por docentes com e sem curso de aprimoramento, utilizando rubricas validadas para avaliar três dimensões: ambiente de aprendizagem, trabalho colaborativo e natureza da tarefa. Os resultados indicaram que professores que participaram da formação incluíram mais atividades colaborativas diversificaram estratégias e integraram experiências ao ar livre, favorecendo o engajamento e a reflexão crítica. Observou-se a carência na descrição de arranjos físicos, na previsão de dilemas práticos e na variedade metodológica. Conclui-se que a formação continuada e o planejamento estruturado são essenciais para desenvolver competências críticas, criativas e socioambientais.

Biografia do Autor

Marilda de Souza, Universidade Positivo/Doutorado em Gestão Ambiental

marilda.matematica@gmail.com

Rivail Vanin de Andrade, Universidade Positivo

Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão Ambiental da Universidade Positivo.  https://orcid.org/0000-0001-5715-2724. rivail@up.edu.br

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Publicado

2025-11-03

Como Citar

Souza, M. de, & Vanin de Andrade, R. (2025). Planos de ensino em ação: educação ambiental em planejamentos da Educação Básica. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 17(46), 199–218. https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1825