Condições necessárias para uma prática pedagógica crítica decorrente de um conflito pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1851

Palavras-chave:

Pedagogia Crítica, Práticas Pedagógicas, Conflito Pedagógico, Diálogo Pedagógico

Resumo

Este trabalho, em forma de ensaio bibliográfico, busca refletir sobre a possibilidade de uma prática pedagógica crítica emergir do conflito vivido na/com a contextualização a partir de um processo de conscientização e formação humana.  Tem-se como questão suleadora: imersos na constância de ocorrências de conflitos nos espaços/tempos educativos, quais condições/necessidades possíveis para torná-los dispositivos para uma prática pedagógica crítica? Fundamenta-se esta pesquisa nos princípios e pressupostos de uma pedagogia crítica humanizadora, referendada na perspectiva freireana. Indícios sugerem que para concretizar essa possibilidade, as pessoas envolvidas precisam ser inseridas no processo. Justamente essa é a proposta de uma pedagogia crítica: o convite ao outro para que possamos dialogar para conhecer e compreender a realidade posta.

Biografia do Autor

Lisley C. Gomes da Silva, Faculdade Alphaville

Doutora em Educação. Pesquisadora. Pedagoga. Prof. Universitária (Faculdade Alphaville). gomeslisley@yahoo.com.br. https://orcid.org/0000-0001-5661-8553

Leiny Gomes da Silva Leite, Faculdade de Tecnologia do Estado de S. Paulo - FATEC

Mestra em Educação. Pesquisadora. Profa. Universitária (FATEC- P. Grande); Especialista em mediação e resolução de conflitos. Bacharel em Direito. leiny.leite@gmail.com. https://orcid.org/0000-0002-6307-7705

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Publicado

2025-11-03

Como Citar

Gomes da Silva, L. C., & Leite, L. (2025). Condições necessárias para uma prática pedagógica crítica decorrente de um conflito pedagógico. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 17(46), 119–131. https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1851