Condições necessárias para uma prática pedagógica crítica decorrente de um conflito pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2025.e1851Palavras-chave:
Pedagogia Crítica, Práticas Pedagógicas, Conflito Pedagógico, Diálogo PedagógicoResumo
Este trabalho, em forma de ensaio bibliográfico, busca refletir sobre a possibilidade de uma prática pedagógica crítica emergir do conflito vivido na/com a contextualização a partir de um processo de conscientização e formação humana. Tem-se como questão suleadora: imersos na constância de ocorrências de conflitos nos espaços/tempos educativos, quais condições/necessidades possíveis para torná-los dispositivos para uma prática pedagógica crítica? Fundamenta-se esta pesquisa nos princípios e pressupostos de uma pedagogia crítica humanizadora, referendada na perspectiva freireana. Indícios sugerem que para concretizar essa possibilidade, as pessoas envolvidas precisam ser inseridas no processo. Justamente essa é a proposta de uma pedagogia crítica: o convite ao outro para que possamos dialogar para conhecer e compreender a realidade posta.
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