A docência Universitária e as políticas públicas de formação: o caso dos cursos de Direito no Brasil
Mots-clés :
docência universitária, cursos de Direito, formação docenteRésumé
Atuar como professor requer saberes e práticas próprias. A atual legislação prevê para a formação dos professores do ensino superior, prioritariamente, a sua certificação em cursos de mestrado e doutorado stricto sensu. Entretanto, de modo especial em algumas áreas, evidencia-se a ausência ou a precariedade na formação pedagógica desses docentes. Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa quanti-qualitativa sobre a formação oferecida pela pós-graduação stricto sensu aos professores dos cursos de Direito no Brasil. As sistematizações produzidas a partir da investigação poderão contribuir também para outras áreas de formação no Ensino Superior. Buscou-se compreender as características dos professores da área de Direito; a metodologia do ensino jurídico; a formação exigida para a atuação docente nessa área e foi realizada uma análise dos Programas de Pós-Graduação em Direito no Brasil, de modo a identificar o que oferecem para a formação pedagógica de seus discentes. A partir dos resultados, sugeriram-se a busca de um currículo integrado e do estágio como elementos estruturantes da formação, lembrando que as iniciativas podem e devem partir das políticas públicas e das instituições de ensino superior. A formação docente é uma tarefa que não se conclui e que permite o enobrecimento da formação da população em todos os níveis da educação formal.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.