Docência do ensino religioso: ciência e religião na formação de professores
Mots-clés :
Ensino Religioso, Formação de Professores, Ciência e Religião.Résumé
Este artigo tem a intenção de apresentar algumas reflexões sobre a disciplina de Ensino Religioso, suas origens e seu papel em sala de aula. O objetivo do trabalho é de contribuir, inicialmente, com os professores de Ensino Religioso e com os demais professores que, de alguma forma, abordam aspectos da religiosidade em sala de aula durante o processo de compreensão da influência da experiência religiosa na formação do individuo. Tal processo e este texto buscam, em última instância, avançar e ampliar os espaços de diálogo entre Ciência e Religião. O texto, entre outras coisas, problematiza o processo de formação e de contratação dos professores que ensinam religião na Educação Básica. Os resultados apontam para a necessidade de que políticas para a área sejam pensadas e aplicadas, sob pena de uma descaracterização destes conhecimentos. Aponta-se também para a necessidade de se repensar a construção de um currículo de Base Nacional que norteie os conteúdos estruturantes e específicos do Ensino Religioso.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.