Políticas públicas e educacionais e valorização docente
Mots-clés :
Educação, Valorização Docente, Políticas EducacionaisRésumé
Este artigo trata das políticas públicas direcionadas a valorização docente no Brasil. Seu objetivo é analisar os marcos históricos, legislativos e políticos que contribuíram positivamente para a valorização do professor da escola básica pública. Para a consecução deste objetivo utilizou-se a pesquisa bibliográfico-documental para analisar a literatura, as legislações e as políticas pertinentes. Conclui-se que a constituição do professorado no Brasil se deu em paralelo à sua desvalorização. No que tange às legislações educacionais apresentadas, percebe-se a dificuldade em se obter valorização docente, pois as políticas de formação profissional e de valorização em alguns aspectos estão confusas na legislação. a análise dos elementos constituintes da valorização do magistério público se reveste de importância para a compreensão dessa realidade e para a elucidação de políticas mais consequentes.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.