A Formação de Professores do1º Ciclo do Ensino Fundamental e os Contributos do Projeto Currricular Integrado:esboço de uma parceria Brasil-Portugal
Mots-clés :
Projeto Curricular Integrado, Desenvolvimento Curricular, Formação de Professores.Résumé
Este trabalho analisa as contribuições do Projeto Curricular Integrado (PCI) na formação de professores do 1.º Ciclo do Ensino Fundamental, a partir de experiências desenvolvidas no Brasil e em Portugal. Fundamentados nos pressupostos do currículo como projeto integrado, e no PCI como metodologia, construímos este estudo a partir da abordagem qualitativa de pesquisa, utilizando-se da análise documental e de grupos focais para recolha de informações. Ponderando as especificidades dos contextos, em termos de formação, em Portugal o trabalho com o PCI está incorporado em uma unidade curricular e, no Brasil, está alocado em iniciativas do programa de iniciação à docência. Enquanto contribuição para a formação, os acadêmicos dos dois países indicam que o trabalho com o PCI permite: avançar na compreensão do currículo; ratificar a categoria ‘professor pesquisador’ como imprescindível na docência; suscitar a experiência do trabalho colaborativo; reconfigurar as ações pedagógicas na perspectiva de ‘atividades integradoras’. Assim, afirmamos que possibilitar ao futuro professor a experiência com o PCI é investir na melhoria do processo formativo, uma vez que o mesmo favorece a construção de competências profissionais necessárias às exigências do contexto escolar; o entendimento da relevância e significatividade dos processos de aprendizagem; a articulação da formação com os contextos de trabalho, conferindo sentido e relevância ao processo de formação profissional.
Palavras-chave: Projeto Curricular Integrado. Desenvolvimento Curricular. Formação de Professores.Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.