Contratempos na trajetória da Educação Física na educação infantil
Mots-clés :
Educação Infantil. Educação Física. Prática pedagógica. Formação profissionalRésumé
A educação infantil alcançou, nas últimas décadas, inúmeros avanços, seja em relação a aspectos legais ou mesmo com relação à expansão de sua oferta e qualificação das ações educativas desenvolvidas. Esta pesquisa, de abordagem qualitativa e do tipo descritiva, teve como objetivo analisar a percepção docente relativa ao componente curricular da Educação Física na educação infantil, buscando compreender as ações de docentes que atuam neste nível de ensino, as formas como organizam o planejamento e desenvolvem as ações voltadas ao corpo e ao movimento, as limitações e dificuldades percebidas, bem como as possíveis contribuições da inserção de docentes com formação específica em Educação Física para trabalharem com este componente curricular. Realizou-se entrevista semiestruturada com sete docentes atuantes na educação infantil em um município de pequeno porte da mesorregião norte central paranaense, cujos dados foram analisados com base no método de análise de conteúdo. Evidenciou-se que as professoras não possuem conhecimento amplo e aprofundado sobre como trabalhar com o componente curricular da Educação Física na educação infantile, e que o mesmo vem enfrentando alguns contratempos na trajetória de conquistas deste nível de ensino, especialmente, relacionadas à estrutura física das escolas, planejamento e sistematização das aulas e ausência do professor com formação específica na área. Concluiu-se que a inserção do professor com formação específica em Educação Física é importante, tanto para o desenvolvimento integral das crianças quanto para garantir a legitimidade deste componente neste nível de ensino.
Palavras-chave: Educação Infantil. Educação Física. Prática pedagógica. Formação profissional
SETBACKS IN THE TRAJECTORY OF PHYSICAL EDUCATION IN EARLY EDUCATION
Abstract: Early education has achieved numerous advances in the last decades, be it in relation to legal aspects or even regarding the expansion of its offer and the quality of developed educational activities. This qualitative and descriptive research aimed to analyze the perception of teachers on the Physical Education course unit in early education, trying to understand the actions of teachers who work at this level of education, the ways they organize planning and develop actions for body and movement, limitations and difficulties perceived and the possible contributions of the insertion of teachers with specific training in Physical Education to work with this curriculum component. We conducted semistructured interviews with seven teachers working in early education in a small town from Paraná State’s north central mesoregion, which were analyzed based on the content analysis method. It was evident that the teachers do not have extensive and in-depth knowledge of how to work with the physical education course unit in the kindergarten and that it has faced some setbacks in the achievements of this level, especially related to the physical structure of schools, the planning and systematization of classes and the absence of teachers with specific training in the area. It was concluded that the insertion of teachers with specific training in Physical Education is important both for the integral development of children and for ensuring the legitimacy of this course unit on this level of education.
Keywords: Early Education. Physical Education. Teaching Practice. Teacher Training.
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