A EDUCAÇÃO DRAMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E EDUCADORES

Auteurs-es

  • Carla Pires Antunes Universidade do Minho

Mots-clés :

Educação Dramática. Professores. Formação inicial.

Résumé

As atividades de Educação Dramática convocam uma diversidade de possibilidades expressivas. Integradas no currículo de formação inicial de professores e educadores, os projetos de criação dramática, orientados para a performance, implicam, no seu processo criativo, um envolvimento grupal que deverá constituir matéria suficiente de análise e de avaliação por parte dos seus intervenientes em relação à sua própria participação e às relações interpares. O paradigma metodológico orientador do processo dramático-teatral a que nos remetemos, assenta num modelo construtivista do processo educacional. Pelo seu caráter explorativo e experimental, a aprendizagem dramático-teatral deverá ser sustentada em estratégias colaborativas entre professor e aluno, implicando, para tal, a possibilidade de tomada de decisões partilhadas, num ambiente de respeito e igualdade.

Biographie de l'auteur-e

Carla Pires Antunes, Universidade do Minho

Professora Auxiliar no Instituto de Educação da Universidade do Minho na área de Educação Dramática/Teatro, no Departamento de Teoria da Educação e Educação Artística e Física. É Doutorada em Estudos da Criança - Área de Especialização de Educação Dramática, pela Universidade do Minho e investigadora do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC).

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Publié-e

2018-07-01

Comment citer

Antunes, C. P. (2018). A EDUCAÇÃO DRAMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E EDUCADORES. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 9(18), 424–438. onsulté à l’adresse https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/719