Produções acadêmicas sobre cadernos escolares como fonte e objeto de pesquisa: levantamento de trabalhos apresentados em eventos nacionais e regionais
Mots-clés :
Cadernos escolares, Levantamento de produções, Alfabetização.Résumé
Este artigo tem por objetivo apresentar resultados de uma investigação que teve o propósito de identificar trabalhos acadêmicos que utilizam cadernos escolares de alunos em processo de alfabetização como fonte e objeto de pesquisa. A busca pelos trabalhos foi realizada em eventos reconhecidos pela CAPES, partir dos descritores ‘cadernos’ e ‘cadernos escolares’, presentes nos títulos e nos resumos dos trabalhos aprovados e apresentados em eventos de âmbito nacional como ANPED e CONBALF e de âmbito regional como ANPED SUL e ASPHE. Os resultados encontrados demonstram o aumento do uso desse artefato como fonte e objeto de investigação ao longo dos anos, a contribuição para o campo da História da Educação e da História da Alfabetização bem como os diversos temas investigados que têm, como fonte de pesquisa, cadernos escolares.
Palavras-chave: Cadernos Escolares. Levantamento. Alfabetização.
Academic productions on school notebooks as a research source and object: evaluation of works presented in national and regional events
Abstract: This article aims to present the results of a research project whose goal was to identify academic papers that use students’ schoolbooks in the process of literacy as a research source and object. We collected papers presented at CAPES-accredited events through descriptors "notebooks" and "school notebooks" found in the titles and abstracts of papers admitted and presented both in national events such as ANPED and CONBALF and in regional events such as ANPED SUL and ASPHE. The results show the increase in the use of this item as a source and object of investigation over the years and its contribution to the History of Education and the History of Literacy and to the several themes researched that include school notebooks as a source of research.
Keywords: School notebooks. Survey. Literacy.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.