O ciclo da pesquisa-ação na construção de um produto educacional: a estória-ferramenta E aí, Chloé?

Auteurs-es

  • Verônica Passos Alves Colégio Pedro II (CPII), Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica (MPPEB-CPII), Rio de Janeiro/RJ.
  • Katia Regina Xavier da Silva Colégio Pedro II (CPII), Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica (MPPEB-CPII), Rio de Janeiro/RJ.
  • Ana Patricia da Silva *Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Colégio de Aplicação (Cap-UERJ)/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas (PGCM-UERJ), Rio de Janeiro/RJ.

Mots-clés :

autorregulação da aprendizagem, ensino de Francês, Educação Básica, Pesquisa-Ação

Résumé

O presente artigo tem como objetivo descrever e analisar o ciclo de uma Pesquisa-Ação com foco no desenvolvimento de um produto educacional que se propõe a ensinar estratégias autorregulatórias em aulas de francês do 6º ano do Ensino Fundamental. O estudo foi desenvolvido no contexto de um grupo de pesquisa composto por pesquisadores e professores pesquisadores da Educação Básica (EB), de diferentes áreas do conhecimento. A Teoria Social Cognitiva (TSC) é o marco referencial eleito para fomentar a reflexão sobre o ensino, sob pontos de vista diversos. Os dados provenientes das fontes de evidências sugerem que a construção desse produto atendeu a cinco critérios de validade utilizados para avaliar o rigor metodológico da Pesquisa-Ação: validade do resultado, validade de processo, validade democrática, validade catalítica e validade dialógica.

Palavras-chaves: Autorregulação da aprendizagem. Ensino de Francês. Educação Básica. Pesquisa-Ação.

 

 The action research cycle in the development of an educational product: the narrative-based story E aí, Chloé?

Abstract: This article aims to describe and analyze the Action Research cycle focused on the development of an educational product that proposes to teach self-regulation strategies in French classes of the 6th year of Elementary School. The study was developed in the context of a research group composed of researchers and Basic Education (BE) teachers from different areas of knowledge. Cognitive Social Theory (CST) is the frame of reference chosen to foster reflection on teaching from different viewpoints. The data from the sources of evidence suggest that the construction of this product met five validity criteria used to evaluate the methodological rigor of Action Research: outcome validity, process validity, democratic validity, catalytic validity and dialogic validity.

 

Keywords: Self-regulated learning. French teaching. Basic Education. Action Research.

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Publié-e

2020-05-24

Comment citer

Alves, V. P., Silva, K. R. X. da, & Silva, A. P. da. (2020). O ciclo da pesquisa-ação na construção de um produto educacional: a estória-ferramenta E aí, Chloé?. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 11(25), 426–441. onsulté à l’adresse https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/800