Professores em Docência no Ensino Superior: formação e desafios didático-pedagógicos no atual cenário brasileiro

Auteurs-es

  • Gean Breda Queiros Universidade Federal do Espírito Santo Universidade Católica de Santos http://orcid.org/0000-0003-0242-773X
  • Kalline Pereira Aroeira Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Mots-clés :

Pedagogia Universitária, Formação de Professores, Docência no Ensino Superior, Didática.

Résumé

Como parte de pesquisa de Mestrado Profissional em Educação, analisamos concepções e práticas professores de bacharelados e das licenciaturas com relação à formação didático-pedagógica e à docência no ensino superior, abordando esses desafios no atual cenário brasileiro. O referencial teórico pauta-se na discussão de estudos recentes sobre a formação de professores no Ensino Superior, Didática e Pedagogia Universitária. O trabalho caracteriza-se como um estudo de caráter qualitativo com pesquisa de campo analisada sob o foco de bibliografia especializada da área.

Palavras-chave: Pedagogia Universitária. Formação de Professores. Docência no Ensino Superior. Didática.


Teachers in higher education teaching: teacher training and challenges in today’s Brazilian scenario

Abstract: As part of our research project for the Professional Master’s Degree in Education, we analyzed what conceptions and practices teachers of bachelor’s and teaching degree programs present in relation to their teaching education and profession in higher education, addressing these challenges in today’s Brazilian scenario. The theoretical framework is based on the discussion of recent studies on higher education teacher education, teaching methodologies and university pedagogy. The research is characterized as a qualitative study with analyzed field research based on specialized bibliography in the area.

Keywords: University Pedagogy. Teacher Training. Higher Education Teaching. Teaching methodologies.

Bibliographies de l'auteur-e

Gean Breda Queiros, Universidade Federal do Espírito Santo Universidade Católica de Santos

Ajudo profissionais bacharéis, licenciados e tecnólogos a tornarem-se Docentes no Ensino Superior por meio de formação didático-pedagógica específica para esse fim.

Professor Universitário

Mestrando em Educação

Kalline Pereira Aroeira, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Professora efetiva da Universidade Federal do Espírito Santo - Centro de Educação - Departamento de Teorias e Práticas de Ensino.

Téléchargements

Publié-e

2020-05-19

Comment citer

Breda Queiros, G., & Pereira Aroeira, K. (2020). Professores em Docência no Ensino Superior: formação e desafios didático-pedagógicos no atual cenário brasileiro. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 12(26), 18–36. onsulté à l’adresse https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/945