Sobre a Revista
REVISTA CLASSIFICADA PELA CAPES COMO A4
A Revista Eletrônica PESQUISEDUCA (REPESQ) foi criada em 2009 como publicação semestral e, a partir de 2017, passou a ter periodicidade quadrimestral (abril, agosto e dezembro.).
POLÍTICA DE ACESSO LIVRE
A Revista oferece aos leitores acesso livre imediato ao seu conteúdo, dentro do princípio de que a disponibilização gratuita da produção científica é uma forma de democratização do conhecimento.
O acesso para a leitura dos artigos é livre, porém é aconselhável que os usuários façam o cadastro no sistema. A Revista recebe contribuições científicas inéditas, em português, espanhol, inglês e francês e os artigos recebidos são submetidos a um processo de avaliação por pares, no formato duplo cego.
SEÇÕES DA REVISTA
A Revista Eletrônica PESQUISEDUCA tem fluxo contínuo de recepção e organiza-se, a priori, nas seguintes seções: Artigos (resultados de pesquisa); Ensaio ou análise crítica; Resenhas; Entrevistas, Dossiês.
SUBMISSÃO DE ARTIGO
Para a submissão de artigos, os autores devem cadastrar-se no sistema e preencher todos os dados, incluindo um mini-currículo. Ao submeterem os artigos, os autores concordam com os seguintes termos:
1- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2.- Os artigos são de acesso público, gratuitos.
3.- Ao submeter eletronicamente um artigo à Revista, o responsável pela submissão:
1º.) Declara que o documento em questão é um trabalho original e que detém prerrogativa de conceder os direitos contidos nesta licença;
2º.) Declara que a entrega do documento não infringe, tanto quanto lhe é possível saber, os direitos de qualquer outra pessoa ou entidade;
3º.) Declara que qualquer pessoa nomeada como autor ou co-autor do documento tem consciência do fato e concorda em ser assim nomeado;
4º.) Declara que o artigo não foi publicado ou está em avaliação por outro periódico.
TERMO DE AUTORIZAÇÃO
Na qualidade de responsável pela submissão do documento, autorizo a Universidade Católica de Santos (UNISANTOS) a disponibilizar a obra, gratuitamente, por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas da UNISANTOS (SEER), sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98. Fica permitida a leitura, a impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira. Qualquer uso da obra que não o autorizado sob esta licença ou pela legislação autoral é proibido.
DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE E DIREITOS AUTORAIS
Declaramos que o artigo [título] a ser submetido para avaliação na Revista Eletrônica Pesquiseduca (Católica de Santos) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Eletrônica Pesquiseduca (Católica de Santos) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
Nome completo do primeiro autor:
CPF:
AVALIAÇÃO PELOS PARES
Os trabalhos são recebidos via Sistema Eletrônico de Editoração (SEER) e encaminhados, sem identificação nominal, a dois pareceristas externos, de diferentes instituições, pelo sistema de duplo cego. Em caso de discrepância nos pareceres, o artigo é encaminhado para um terceiro avaliador. Os nomes dos autores e dos pareceristas, os quais gratuitamente farão a avaliação dos trabalhos, serão mantidos em sigilo durante todo o processo de avaliação.
Os editores e membros dos conselhos editorial e consultivo da Revista endossam o Código de Boas Práticas Científicas publicado pela FAPESP, em 2014. Recomenda-se que todos os autores e avaliadores leiam o documento, disponível no link: http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP- codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2
A apreciação dos trabalhos levará em consideração:
- a adequação do artigo às políticas editoriais e das seções da Revista;
- a pertinência e a atualidade do tema em relação à área de Educação;
- o desenvolvimento e aprofundamento do tema; a pertinência da argumentação apresentada;
- a estrutura, organização e coerência do texto; a adequação da escrita à norma culta da língua portuguesa.
A síntese da avaliação será expressa por: Aceitar – neste caso o artigo será programada para publicação; Aceitar com modificações – serão solicitados ao autor ajustes no trabalho, com envio da nova versão para avaliação final; Rejeitar - Trabalho não aprovado.
A Comissão Editorial reserva-se o direito de recusar o artigo, caso as ressalvas para a correção não atendam às solicitações feitas pelos pareceristas. Se o trabalho for aceito para publicação, a Comissão Editorial reserva-se o direito de efetuar alterações nos originais, respeitados o estilo e as opiniões dos autores.
INDEXADORES:
GOOGLE ACADÊMICO - https://scholar.google.com.br/
CAPES- Portal de Periódicos: www.capes.gov.br
WEB OF SCIENCE (WoS) Journal Info: https://wos-journal.info/journalid/8134
LATINDEX - Sistema Regional de Información em Línea para las Revistas Científicas de America Latina, el Caribe, España y Portugal - www.latindex.org
DIADORIM- Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (Diadorim) - http://diadorim.ibict.br
REDIB - Red Iberoamericana de Innovacón y de Conocimiento Científico - www.redib.org
MIAR - Information Matrix for the Analysis of Journals: miar.ub.edu/listas
e-revist@s - Plataforma Open Access de Revistas Científicas Espanholas e Latinoamericas -www.erevistas.csic.es
IRESIE - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa - Universidad Nacional Autónoma del Mexico
DIALNET Universidad de La Rioja - Espanha - http://dialnet.unirioja.es/
REDALYC - Red de Revistas Cientificas de America Latina y El Caribe, Espana y Portugal -http://redalyc.uaemex.mx
- MASTER JOURNAL LIST: A Master Journal List é uma ferramenta inestimável para ajudá-lo a encontrar o periódico certo para suas necessidades em vários índices hospedados na plataforma Web of Science. Com curadoria cuidadosa de uma equipe especializada de editores internos, a Web of Science Core Collection inclui apenas periódicos que demonstram altos níveis de rigor editorial e melhores práticas. (ver)
EXPEDIENTE:
Universidade Católica de Santos
Chanceler: Dom Tarcísio Scaramussa
Reitor: Prof. Me. Marcos Medina Leite
Pró-Reitora Administrativa: Profª. Drª. Mariângela Mendes Lomba Pinho
Pró-Reitora de Graduação: Profª. Drª. Rosângela Ballego Campanhã
Pró-Reitor de Pastoral: Prof. Me. Pe. Cláudio Scherer da Silva
Revista Eletrônica Pesquiseduca - ISSN: 2177-1626
http://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca
Contato: rpesquiseduca@gmail.com
PESQUISEDUCA ELECTRONIC JOURNAL
The PESQUISEDUCA Electronic Journal is a semester publication of the Education Graduate Program of the Catholic University of Santos (UniSantos) and the Leopoldianum University Press (EDUL) and uses blind peer review. The journal aims to stimulate and promote the production and transmission of scientific knowledge resulting from research in education conducted by Brazilian and foreign researchers.
The PESQUISEDUCA Electronic Journal publishes previously unpublished articles in education organized in specific themes in the ‘Dossier’ section. It also publishes articles, reviews and interviews in the ‘Other Themes’ section. The themes are related to the thematic areas of UniSantos’ Education Graduate Program Lines of Research, among which are teacher training, educational policies, teacher professional development, teaching practices, school culture, curriculum, evaluation/assessment, and school management.
The PESQUISEDUCA Electronic Journal allows free access, which means there are no costs to publish or access the articles online.
The editors and the members of the editorial and consulting boards of the PESQUISEDUCA Electronic Journal endorse the Code of Good Scientific Practice published by FAPESP (São Paulo Research Foundation) in 2014. It is recommended that all authors and examiners read the document available on the following link.
http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP- Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf
The PESQUISEDUCA Electronic Journal is indexed in the following bases:
GOOGLE ACADÊMICO - https://scholar.google.com.br
CAPES - Portal de Periódicos: www.capes.gov.br
LATINDEX - Sistema Regional de Información em Línea para las Revistas Científicas de America Latina, el Caribe, España y Portugal - www.latindex.org
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IRESIE - Indice de Revistas de Educación Superior e Investigación Educativa - Universidad Nacional Autónoma del Mexico
Section Policies
The PESQUISEDUCA Electronic Journal comprises the following sections: Dossier – articles resulting from research; Essays or critiques; Experience report; Review; Interview.
In addition to articles focusing on specific themes, the journal receives collaborations addressing other themes of the area, which are peer-reviewed and, if accepted, published in the Other Themes section.
Submission of articles
The authors submitting their articles to be published in the PESQUISEDUCA Electronic Journal agree with the following terms:
1) The authors keep their authors’ rights and transfer the first publishing right to the journal, with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution license, which allows for its sharing with the acknowledgement of authorship and initial publishing in this journal.
2)Having been published in this free-access journal, the articles can be freely and independently used for educational and noncommercial purposes.
3)By electronically submitting an article to the PESQUISEDUCA Electronic Journal, the person responsible for the submission:
1º)declares that the submitted document is an original article and that he or she has the prerogative of transferring the rights contained in this license. He or she also declares that to the best of his or her knowledge the submission of the document does not infringe any other person’s or any other entity’s rights.
2º) If the submitted document contains material whose authors’ rights do not belong to him or her, he or she declares to have been authorized by the holder of the authors’ rights to transfer the rights requested by this license to the Catholic University of Santos, and that this material whose rights belong to third parties is clearly identified and acknowledged in the text or content of the submitted document.
3º)He or she also declares that any person described as the author or co-author of the document is aware of the fact and agrees to be so described.
He or she declares that the article is not being currently evaluated by another journal.
Term of Authorization
As the person responsible for submitting the document, I authorize the Catholic University of Santos (UNISANTOS) to make the work freely available through the Electronic System for Journal Publishing of the UNISANTOS (SEER, Brazilian acronym), without authors’ right compensations, pursuant to Law # 9610/98. The reading, printing and/or the download of the work is allowed in view of the promotion of the Brazilian scientific production. Any use of the work not authorized under this license or by authors’ right legislation is prohibited.
ISSN- 2177-1626
Acesso: http//periodicos.unisantos.br/pesquiseduca
Contato: rpesquiseduca@gmail.com
REVISTA ELECTRÓNICA PESQUISEDUCA
La Revista Electrónica PESQUISEDUCA es una publicación semestral del Programa de Posgrado en Educación de la Universidade Católica de Santos (UniSantos) y de la Editorial Universitaria Leopoldianum (EDUL) y trabaja con el sistema de revisión ciega por pares. El objetivo de la revista es estimular y promover la producción y la difusión del conocimiento científico como resultado de las investigaciones producidas en el campo de la educación por investigadores nacionales e internacionales.
La Revista Electrónica PESQUISEDUCA publica artículos inéditos en el campo de la educación, agrupados en temas específicos en la sección Dossier. Publica artículos en la sección Otros Temas, así como reseñas y entrevistas. Los temas se centran en los ejes temáticos de las Líneas de Investigación del Programa de Educación de la Universidade Católica de Santos, que incluye: la formación de profesores; políticas educativas; profesionalización docente; prácticas pedagógicas; cultura escolar; currículo; evaluación; gestión escolar.
La Revista es de libre acceso, es decir, no hay ningún coste para su publicación o el acceso a los artículos. Los editores y miembros de los consejos editorial y consultivo de la Revista Electrónica Pesquiseduca aprueban el Código de Buenas Prácticas Científicas publicado por la FAPESP en 2014.
Se recomienda que todos los autores y evaluadores lean el documento disponible en el siguiente enlace.
http://www.fapesp.br/boaspraticas/FAPESP- Codigo_de_Boas_Praticas_Cientificas_2014.pdf
La Revista Electrónica PESQUISEDUCA está indexada en las siguientes Bases:
GOOGLE ACADÊMICO - https://scholar.google.com.br/
CAPES- Portal de Periódicos: www.capes.gov.br
LATINDEX - Sistema Regional de Información em Línea para las Revistas Científicas de America Latina, el Caribe, España y Portugal - www.latindex.org
DIADORIM- Diretório de Políticas de Acesso Aberto das Revistas Científicas Brasileiras (Diadorim) - http://diadorim.ibict.br
Redib - Red Iberoamericana de Innovacón y de Conocimiento Científico - www.redib.org
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Políticas de Sección
La Revista Electrónica PESQUISEDUCA consiste en las siguientes secciones: Dossier - artículos resultantes de la investigación; Ensayos o análisis crítico; Relato de experiencia; Reseña; Entrevista.
Además de artículos centrados en temas específicos, la revista también recibe colaboraciones con otros temas del campo, que son evaluadas por pares y, si son aceptas, se publicarán en la sección Otros Temas.
La sumisión de artículos
Los autores que presenten sus trabajos para publicación en la Revista Electrónica PESQUISEDUCA acuerdan los siguientes términos:
Los autores conservan los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de la primera publicación con la obra al mismo tiempo licenciada bajo la licencia Creative Commons Attribution, que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de autoría y la publicación inicial en esta revista.
Por aparecer en esta revista de acceso abierto, los artículos son libres de uso, con la debida atribución, con fines educativos y no comerciales.
Al enviar electrónicamente un artículo a la Revista Electrónica Pesquiseduca, el responsable de la sumisión:
1) declara que el documento en cuestión es un trabajo original, y que detiene la prerrogativa de otorgar los derechos contenidos en esta licencia. También declara que la entrega del documento no infringe, tanto cuanto le sea posible saber, los derechos de ninguna otra persona o entidad.
2) Si el documento en cuestión contiene material de lo cual no detiene los derechos de autor, declara que ha obtenido el permiso del propietario de los derechos de autor para otorgar a la Editora Universitaria Leopoldianum (Universidade Catolica de Santos) los derechos requeridos por esta licencia, y que ese material cuyos derechos son de terceros está claramente identificado y reconocido en el texto o contenido del documento.
3) También declara que cualquier persona nombrada como autor o co - autor del documento es consciente de ello y se compromete a ser así nombrada.
4) Declara que el artículo no está siendo evaluado por otra publicación.
Declaración de Autorización
Como responsable de la presentación del documento , yo autorizo a la Universidade Católica de Santos (UniSantos) a publicar el trabajo de forma gratuita, a través del Sistema Electrónico para la Publicación de Revistas de la UNISANTOS ( SEER ) sin pago de derechos de autor, de acuerdo con la ley Nº 9610/98. Se permite leer, imprimir y / o descargar el artículo, como una promoción de la producción científica brasileña. Se prohíbe el uso de la obra no autorizada bajo esta licencia o por la ley de derechos de autor.
ISSN- 2177-1626
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