O lúdico como ferramenta de aprendizagem de leitura e escrita
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1023Palavras-chave:
Lúdico, leitura, escritaResumo
: Este trabalho visa investigar o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, por meio de uma pedagogia lúdica, nos anos iniciais em uma escola da rede pública estadual do município de Jaguarão/RS de modo a analisar os motivos que acarretam as dificuldades de ler e escrever. A metodologia utilizada no trabalho foi a investigação qualitativa e como instrumentos de coleta de dados foram utilizadas observações, entrevistas e intervenção. Nos resultados alcançados estão apresentados os aspectos positivos e negativos, pois nem sempre as atividades ocorreram da forma esperada; porém, através dos dados coletados, percebeu-se que os aprendizes aprenderam a enfrentar desafios no processo da leitura e escrita, uma vez que se tornaram mais participativos e ativos. O lúdico enquanto prática psicopedagógica é uma possibilidade de auxiliar os alunos com dificuldade nas práticas de leitura e escrita, uma vez que fomenta o engajamento e a brincadeira por meio de tarefas que levam em consideração o contexto e o nível de aprendizagem dos alunos. Cada indivíduo tem a sua forma de aprender e o psicopedagogo é o profissional habilitado a auxiliar as pessoas a lidar com as suas dificuldades e também a conduzir uma forma mais eficaz para que aprendizagem aconteça de fato.
Palavras-chave: Leitura. Escrita. Lúdico. Aprendizagem.
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