Examinando a identidade profissional:

um estudo exploratório das imagens e representações sociais sobre o coordenador pedagógico

Autores

  • Jaqueline Salanek de Oliveira Nagel Rede Municipal de Ensino de Curitiba
  • Ariane Franco Lopes da Silva Ultreia (UK) / CEDH-FEP Universidade Católica Portuguesa (PT)
  • Sabrina Plá Sandini Unicentro - Universidade Estadual do Centro-Oeste

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1566

Palavras-chave:

Representações sociais, Identidade profissional, Coordenador pedagógico

Resumo

O estudo examina as representações sociais de coordenadores pedagógicos sobre sua identidade profissional e levanta as seguintes questões: Como o coordenador percebe a sua profissão? Como ele entende a visão dos outros sobre sua função? Que imagens sobre o coordenador são veiculadas em revistas eletrônicas e como elas se relacionam com suas próprias representações? Com o suporte da teoria das representações sociais, a pesquisa examina imagens de coordenadores pedagógicos em revistas online e analisa as respostas de coordenadores a duas questões sobre a sua identidade profissional. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo e por técnicas de análise de imagens nas investigações em representações sociais. Os resultados mostram imagens consensuais sobre o coordenador e discrepâncias entre essa imagem e as que ele acredita que os outros têm dele. Os resultados contribuem para o debate acerca da construção dessa identidade profissional.

Biografia do Autor

Jaqueline Salanek de Oliveira Nagel, Rede Municipal de Ensino de Curitiba

Doutora em Educação – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR, Brasil). Faz parte do corpo docente da Universidade Federal de Mato Grosso. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Políticas, Formação do Professor e Representações Sociais (POFORS - PUC-PR). ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2537-4215. E-mail: jaquenagel@gmail.com.

Ariane Franco Lopes da Silva, Ultreia (UK) / CEDH-FEP Universidade Católica Portuguesa (PT)

Doutora em Educação - Universidade de Cambridge (Inglaterra). Pós-Doutora em Educação - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Senior Research Fellow at Ultreia Association (Portugal). Pesquisadora do Centro de Estudos para o Desenvolvimento Humano (CEDH, Faculdade de Educação e Psicologia, Universidade Católica Portuguesa, UCP, Porto) e do Centro de Estudos em Representações Sociais, subjetividade-educação (Ciers-ed - Fundação Carlos Chagas, São Paulo). ORCID: https://orcid.org/ 0000-0002-0024-9039. E-mail: ariane.silva@ultreia.org; alsilva@ucp.pt.

Sabrina Plá Sandini, Unicentro - Universidade Estadual do Centro-Oeste

 Doutora em Educação – Universidade Nacional de La Plata (UNLP, Argentina). Pós-doutora em Educação – Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e Pós-Doutoranda - Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa e Estudos na Educação Infantil (GEPEDIN - UNICENTRO) e do Grupo de Pesquisa Políticas, Formação do professor e Representações Sociais (POFORS - PUC-PR). ORCID: http://orcid.org/0000-0002-4021-4404. E-mail: sabrinapla@gmail.com

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Publicado

2024-11-30

Como Citar

Salanek de Oliveira Nagel, J., Franco Lopes da Silva, A., & Plá Sandini, S. (2024). Examinando a identidade profissional: : um estudo exploratório das imagens e representações sociais sobre o coordenador pedagógico. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 16(42), 313–329. https://doi.org/10.58422/repesq.2024.e1566