Literatura infantil: contos e recontos do meio ambiente pantaneiro na obra “Caçadas de Pedrinho” de Monteiro Lobato
Palavras-chave:
Literatura infantil, Cultura e meio ambiente pantaneiro, Monteiro LobatoResumo
O presente artigo apresenta uma parte de um projeto didático. Objetiva-se identificar, a partir da perspectiva histórico-cultural e da teoria da representação social, as representações da cultura e do meio ambiente pantaneiro contidas na obra Caçadas de Pedrinho de Monteiro Lobato. Os resultados mostraram que as representações contidas na referida obra estão associadas à relação natureza/humano, com o entrelaçamento das subjetividades infantis e adultas. Entre outras considerações, concluiu-se que a obra se constitui a partir de diálogos e imagens e, nesse processo, produz novas relações de linguagens, outras representações do mundo real, da natureza e da relação homem/meio, representações capazes de criar novos conhecimentos sobre a natureza, a cultura e as interferências humanas, criando novos significados em relação aos diferentes ambientes.
Palavras-chave: Cultura e Meio Ambiente Pantaneiro. Subjetividades. Literatura infantil. Monteiro Lobato.
Children’s literature: telling and retelling tales about the lowland (Pantanal) environment in Monteiro Lobato’s “Pedrinho’s hunts”
This article presents a portion of a didactical project. It aims at identifying, from the historical and cultural perspective and the theory of social representation, the cultural and environmental representations of the “Pantanal” contained in Monteiro Lobato’s book, “Pedrinho’s Hunts (Caçadas de Pedrinho)”. The results demonstrated that the representations contained in the aforementioned book are associated with the nature/human relationship, with the interlacing of childhood and adult subjectivities. Among other considerations, we have concluded that the book is constituted from dialogs and images, and in this process, produce new language relationships, other representations of the real world, of nature and the man/environment relationship, representations which are capable of creating new knowledge about nature, culture and human interference, creating new meanings regarding different environment.
Keywords: Pantanal culture and environment. Subjectivity. Children’s literature. Monteiro Lobato
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.