Perfil e concepções sobre o aluno com deficiência intelectual que frequenta a Educação de Jovens e Adultos (EJA)
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos (EJA), Alunos com deficiência intelectual, Inclusão Escolar.Resumo
A inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular tem sido um dos principais pontos de discussão no âmbito educacional. Tais discussões visam refletir acerca das demandas de um alunado que apresenta especificidades e que possui o direito de acesso e permanência na escola e a um ensino de qualidade. O objetivo deste estudo foi investigar as concepções de um professor da EJA sobre um aluno com deficiência intelectual incluído nesta modalidade de ensino. A pesquisa foi realizada em uma escola da rede municipal da cidade de São Carlos- SP, onde foram feitas entrevistas com tal docente, a partir de tópicos sobre a inclusão e o perfil de seu aluno com deficiência intelectual, bem como sua concepção perante o mesmo. Os resultados constataram que o docente não acreditava na aprendizagem de seu aluno, atribuindo-lhe, além de expectativas negativas sobre sua aprendizagem, tarefas que não lhe eram significativas, tais como a distribuição dos livros didáticos aos colegas de sala, ressaltando que esta era a única atividade que o aluno poderia realizar, já que estava na escola somente para socializar. Assim, torna-se necessário, portanto, a mudança de paradigma sobre os alunos jovens com deficiência intelectual, políticas públicas e práticas pedagógicas efetivas, já que, normalmente, tais sujeitos são marcados pela exclusão.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos (EJA). Alunos com deficiência intelectual. Inclusão Escolar.
Profile and concepts regarding the student with intellectual disabilities who attend the education for youth and adults (EYA)
The inclusion of students with special educational needs in regular education has been one of the main points of discussion within the educational realm. Such discussions have the purpose of reflecting about student demands that present specificities and that have the right to access and permanence in school and to quality education. The aim of this study was to investigate the concepts of an EYA teacher about a student with intellectual disabilities, included in this mode of teaching. The survey was conducted in a municipal school in São Carlos- SP where interviews were conducted with such teachers, regarding subjects about inclusion and the profile of their students with intellectual disabilities, as well as their concepts about it. The results found that the teacher did not believe in the learning of his student, assigning him, besides the negative expectations about his learning, tasks that were not significant to him, such as the distribution of textbooks to his classmates, emphasizing that this was the only activity that the student could perform, since he was in school only to socialize. Thus, it becomes necessary to shift the paradigm regarding young students with intellectual disabilities, public policies and effective teaching practices, since such individuals are excluded.
Keywords: Education for Youth and Adults (EYA). Students with intellectual disabilities. School Inclusion.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.