Utilização de cantigas de roda nas escolas públicas da cidade de Lavandeira (TO)

Autores

  • Wilson Rogério Santos Universidade Federal do Tocantins (UFT) http://orcid.org/0000-0001-9912-7164
  • Lourenny Elohenny Ferreira Silva Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Palavras-chave:

Música nas escolas, Educação musical, Cantigas de roda.

Resumo

O trabalho tem como temática a educação musical desenvolvida nas escolas de Ensino Fundamental, cujo objetivo foi averiguar a existência da utilização das cantigas de roda nas atividades pedagógicas realizadas nas salas de aula de duas escolas da cidade de Lavandeira (TO), propondo-se, também a estudar e a descrever como se dá esse uso. A intenção é colaborar na elaboração de propostas pedagógicas que possam ser aproveitadas nas práticas dos professores. A pesquisa fundamenta-se em teóricos como: Loureiro (2001), Fonterrada (2005) e Penna (2014) e tem viés quali-quantitativo,  de natureza exploratória. Para a produção de dados, foi utilizada a observação reativa e a confecção de um questionário semiestruturado. Como resultados, observou-se que a música é intensamente utilizada; no entanto, as cantigas de roda são bem menos frequentes. Além disso, constatou-se a necessidade de ampliar a formação das professoras que atuam junto a esse público.

 Palavras-chave: Música nas escolas. Educação musical. Cantigas de roda. Ensino Fundamental.

 

The use of circle time songs at public schools in the Tocantins State of Lavandeira


Abstract:  The theme of this paper is the musical education developed at elementary schools. Its objectives are to find out if circle time songs are used in teaching activities carried out in the classrooms of two schools of the Tocantins State city of Lavandeira and, if the case, to study and describe how they are used. The study aims to collaborate with the formulation of proposals that can be adopted in teaching practices. Based on theoreticians such as Loureiro (2001), Fonterrada (2005), and Penna (2014), this exploratory research is qualitative and quantitative. For data production, we used reactive observation and designed a semi-structured questionnaire. The results showed that music is intensively used, but circle time songs are much less frequent. In addition, it was verified that teachers who teach children requires broader training.

Keywords: Music in schools. Musical education. Circle time songs. Elementary School.

Biografia do Autor

Wilson Rogério Santos, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutor em Música (Educação Musical) pela UFBA (2016). Mestre em Artes - Música pela UNESP (2001). Bacharel pela UNICAMP em Composição (1994) e Regência (1997). Formado em Violão erudito pelo Conservatório de Tatuí (1993). Obteve vários prêmios na área da composição musical, como o VII Concurso de Composição da UNESP (1991-SP) e o I Concurso de Composição da Federação Mineira de Corais (1991-MG). Teve obras executadas por importantes conjuntos instrumentais como a Orquestra Sinfônica da Bahia, Sinfônica de Campinas e Grupo de Percussão do IA (UNESP). Como regente esteve à frente de diversos grupos profissionais e didáticos, entre eles a Orquestra Sinfônica da UNICAMP, Orquestra Sinfônica de São José dos Campos e Banda Sinfônica da Faculdade de Música do Espírito Santo. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins - UFT. Entre 2010-12 foi parecerista vinculado ao Ministério da Cultura - FUNARTE para assuntos relacionados à Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet).

Lourenny Elohenny Ferreira Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui graduação em Licenciatura em Educação do Campo Artes Visuais e pela Universidade Federal do Tocantins (2018), atuando principalmente nos seguintes temas: educação do campo, ensino - aprendizagem em música, cantigas de roda e educação musical.

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Publicado

2020-05-19

Como Citar

Santos, W. R., & Silva, L. E. F. (2020). Utilização de cantigas de roda nas escolas públicas da cidade de Lavandeira (TO). EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 12(26), 101–122. ecuperado de https://periodicos.unisantos.br/pesquiseduca/article/view/898