FORMAÇÃO DOCENTE EM SERVIÇO NO CONTEXTO DA ESCOLA PÚBLICA: TENSÕES E CONTRADIÇÕES ENFRENTADAS PELO COORDENADOR PEDAGÓGICO
Resumo
Este trabalho tematiza a formação docente em serviço no contexto da escola pública, e tem por objetivo investigar as condições e situações com as quais o coordenador pedagógico se vê envolvido para atuar como formador de professores. A questão-problema que norteou a pesquisa foi: quais dificuldades os coordenadores pedagógicos enfrentam para realizar a formação docente na escola? No intuito de iniciar a compreender tal problemática, o texto apresenta os dados coletados por meio da aplicação de um questionário, contendo questões estruturadas e semiestruturadas, com base em Ghedin e Franco. Participaram desta fase inicial diagnóstica 15 (quinze) coordenadores pedagógicos de uma rede de ensino pública do litoral paulista, cenário da investigação. A pesquisa de cunho qualitativo está fundamentada em autores que discutem a formação inicial e continuada de professores, bem como as tensões e contradições presentes na atuação do Coordenador Pedagógico no locus escola, dentre os quais Bruno e Christov, Gamboa, Contreras, Franco, Imbernón, Placco e Almeida, Zeichner. As interpretações preliminares revelaram que os coordenadores pedagógicos atuam em um contexto conturbado, desempenham papéis diversos e abarcam atribuições que nem sempre lhes competem. Apresentam, de acordo com as respostas analisados, traços da profissionalidade já internalizados em seu pensar e, independentemente do contexto escolar em que se encontram, atribuem valor e significado para a formação docente, mas não a veem como prioridade do seu fazer. Esta foi, portanto, a grande contradição identificada até o momento. A pesquisa prossegue em direção ao aprofundamento dos dados iniciais coletados, em busca de estratégias metodológicas mais precisas que conduzam a uma ampla compreensão da questão-problema delimitada, contribuindo, assim, com a área da pesquisa de formação e profissionalização docente.
Palavras-chave: coordenador pedagógico; formação de professores; tensões; contradições.