GRUPO FOCAL COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS NA PESQUISA QUALITATIVA
Resumo
O presente trabalho trata do uso da técnica do grupo focal como instrumento para coleta de dados. realizada em uma investigação qualitativa que teve como objeto de estudo a formação em serviço de professores, com ênfase sobre a Hora do Trabalho Pedagógico (HTP). A pesquisa teve como foco o papel dos coordenadores pedagógicos e partiu da seguinte questão-problema: Quais as possibilidades formativas das HTPs para a formação docente em serviço? Os participantes foram seis coordenadores pedagógicos do Ensino Fundamental I da Rede Municipal de Santos. O Grupo Focal como técnica de caráter essencialmente qualitativa foi realizado em um encontro que durou, aproximadamente, duas horas e contou com a participação de alunos mestrandos no registro e na observação dos sujeitos em ação. Um roteiro temático colaborou no desenvolvimento da sessão, otimizando o diálogo e orientando a discussão e, por conseguinte, o que propiciou a captação de dados fundamentais à pesquisa. A aplicação e desenvolvimento dessa técnica apoiaram-se nos estudos de Gatti e Minayo. Verificou-se que o uso dessa metodologia expandiu a compreensão da relação sujeito-objeto, fazendo emergir entre os sujeitos um conjunto de crenças, valores, perspectivas e atitudes que permeiam as experiências dos coordenadores, sujeitos da pesquisa, frente às possibilidades formativas das HTPs e as reais condições de construção desse espaço/tempo da formação em serviço.
Palavras-chave: formação em serviço - HTP - coordenador pedagógico.