FLUXOS MIGRATÓRIOS DE BRASILEIROS EM PORTUGAL: O RETORNO E A “NOVA VAGA DOS EM VIAS DE QUALIFICAÇÃO”

Autores

  • Juliana Chatti Iorio Universidade de Lisboa
  • Suelda de Albuquerque Ferreira Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2013.e472

Palavras-chave:

Migração. Mobilidade Estudantil. Portugal. Brasil. Retorno

Resumo

Este artigo resulta de dois projetos de Doutorado em desenvolvimentono Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidadede Lisboa (Portugal), os quais têm como objetivo perceber osprocessos de imigração e retorno dos imigrantes brasileiros em Portugale compreender as trajetórias de mobilidade dos estudantes brasileirosdo ensino superior nesse país, tendo como base a análise de fontes secundáriasde informação e os dados do Projeto THEMIS – Theorisingthe Evolution of European Migration Systems. Pretende-se, dessa forma,fornecer algumas “pistas” sobre quais as causas do retorno dos brasileirosde vagas mais antigas em Portugal e por quais motivos os estudantesbrasileiros do ensino superior, ou, como chamou Rocha (2010, p.233), imigrantes “em processo de maior qualificação”, têm escolhidoPortugal, constituindo-se como “novos” e distintos atores no cenário daimigração para esse país, aprofundando o conhecimento de quais fatoresmacro, meso e micro podem motivar esses tipos de mobilidad

Biografia do Autor

Juliana Chatti Iorio, Universidade de Lisboa

Jornalista, doutoranda em Migrações pelo Instituto de Geografia e Ordenamento doTerritório (IGOT) da Universidade de Lisboa (UL) e bolsista de Doutoramento pela Fundação para Ciência e a Tecnologia (FCT) em Portugal. É mestre em Comunicação e Indústrias Culturais pela Universidade Católica de Lisboa e especialista em Estudos Avançados em Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa. Foi jornalista, durante cinco anos, para o Alto-Comissariado para a Imigração e o Diálogo Intercultural em Portugal. Nesse momento estuda as “Trajetórias de mobilidade estudantil internacional: estudantes brasileiros no ensino superior em Portugal”

Suelda de Albuquerque Ferreira, Universidade de Lisboa

Especialista em Psicologia Social, doutoranda em Migrações pelo Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT) da Universidade de Lisboa (UL) e bolsista de Doutoramento pela Fundação para Ciência e a Tecnologia (FCT) em Portugal. É mestre em Geografia também pela UL e Investigadora do Centro de Estudos Geográficos (CEGUL),Núcleo Migrações, Espaços e Sociedades (MIGRARE). Nesse momento estuda “Migrantes Brasileiros entre Portugal e Brasil– Imigração e Retorno:dois processos complementares?”.

Downloads

Publicado

2023-06-08

Edição

Seção

ARTIGOS