VAREJO – GESTÃO DE PERDAS NO SETOR SUPERMERCADISTA. UM ESTUDO DE CASO DE UM PEQUENO VAREJO

ZAHRA ADNAN KABBARA DE QUEIROZ, GABRIELA DOMINGUES, MELISSA BRAGA NAVAS, NATÁLIA PAIVA GHERMAN

Resumo


Esta pesquisa teve como objetivo estudar os processos de gestão de perdas
de uma organização varejista, na cidade de Santos/SP há mais de 30 anos.
O estudo de caso incluiu um trabalho de campo com visitas e observações
diretas dos processos, bem como entrevistas com os gestores da organização.
A bibliografia utilizada baseou-se em renomados autores, revistas
e sites especializados no setor de varejo, controle de estoque e gerenciamento
de perdas. A pesquisa caracterizou-se também como descritiva em
função do necessário detalhamento dos processos organizacionais, o que
propiciou melhor análise da situação encontrada. Como resultado deste
estudo, foi possível realizar recomendações à organização como manutenção
da atualização tecnológica, melhor aplicação dos procedimentos de
exposição dos produtos; identificação das causas das quebras operacionais;
adoção de controle rigoroso dos produtos de vida mais curta, além da realização
de contínuos treinamento aos empregados da organização. A adoção
dessas práticas levará à redução de custos e ao consequente aumento
da competitividade, tendo em vista um consumidor bem mais exigente e
com maiores possibilidades de compra.


Palavras-chave


Gestão de Perdas. Gestão dos Estoques. Supermercado. Varejo. Varejista.

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