A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MÚSICA PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Rita Maria Gonçalves

Resumo


Este artigo trata da formação de professores de música para a Rede Municipal de Santos, em face da aplicabilidade da Lei nº 11.769/2008 (BRASIL, 2008), que trata da obrigatoriedade do ensino da Música nas escolas de educação básica. Traz reflexões sobre as necessidades de formação de futuros professores de Música e busca discutir em que medida a legislação influencia a formação e as práticas didáticas desenvolvidas pelos professores em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, que utilizou como procedimento metodológico a análise documental da legislação pertinente ao ensino de Música, tendo como pano de fundo a história da educação musical brasileira. Fundamenta-se em autores que trataram da formação de professores, entre eles, Barbosa (2011), Abdalla (2006), Penna (2010). Como procedimentos metodológicos, a pesquisa, de abordagem qualitativa, desenvolveu-se em três fases: aplicação de questionário; entrevistas semiestruturadas; e análise documental. Este artigo aborda esta última fase da pesquisa e enuncia proposições para o ensino de Música na educação básica. Os resultados apontaram para a deficiência na formação inicial, bem como para a falta de profissionais qualificados que venham a  cumprir a legislação em vigor.

Palavras-chave: políticas curriculares; Lei nº 11.769; formação de professores em Música; implicações legais.


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