EDUCAÇÃO EM SAÚDE SOBRE SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.58422/releo2021.e1128Resumo
A sexualidade torna-se muito evidente nos adolescentes, por isso, foi realizada uma revisão integrativa da literatura objetivando conhecer as características dos estudos e dos participantes em ações de educação em saúde sobre sexualidade na adolescência entre 2010-2016. A escola foi o principal lugar de intervenção e o Brasil o país com mais estudos. Nota-se escassez de informação sobre temas como IST/AIDS, gravidez, métodos contraceptivos e mudanças anatômicas e fisiológicas, percebe-se que ainda existem mitos e tabus sobre sexualidade. Há um distanciamento entre pais e filhos quando o assunto é sexualidade, a escola não desenvolve de forma eficaz o tema, a atenção básica em saúde possui baixa demanda de adolescentes e neste contexto o jovem tenta sanar suas dúvidas em fontes precárias. O machismo evidentemente faz com que garotos se sintam invulneráveis quando comparado às garotas que se colocam em submissão. A imagem corporal possui relevância, enquanto meninos buscam a modelação muscular, as meninas estão insatisfeitas com seu peso. A temática é bem aceita em ações de educação em saúde, provavelmente ligado a falta de informação e diálogo, por este motivo é necessário a criação do vínculo escola-família-UBS para ampliar o debate e criação de ações governamentais sólidas a respeito da educação em sexualidade.
Downloads
Publicado
Versões
- 2023-05-15 (2)
- 2021-05-04 (1)
Edição
Seção
Licença
A Revista Eletrônica Leopoldianum - Revista de Estudos e Comunicações da Universidade Católica de Santos (ISSN: 2965-9566) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.