A PRÁTICA EDUCATIVA DO ENFERMEIRO NA REORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE RESIDENCIAL PARA A MOBILIDADE E SEGURANÇA DO IDOSO
DOI:
https://doi.org/10.58422/releo2021.e1172Resumo
O envelhecimento populacional é uma realidade já presente em nosso país, ganhando espaços de discussão em diversos segmentos na sociedade. Com a inversão da pirâmide populacional, novas estratégias para a assistência ao idoso devem ser implementadas, incluindo ações educativas que promovam a mobilidade e segurança do idoso em seu ambiente residencial. Esta pesquisa teve como objetivo geral: conhecer os fatores que afetam a mobilidade do idoso em seu ambiente residencial e como objetivos específicos: identificar as principais barreiras arquitetônicas no domicílio dos idosos, e analisar as adaptações para o ambiente domiciliar do idoso. Este foi um estudo transversal, por meio de uma amostra não probabilística por conveniência e realizada com a aplicação de questionário e entrevista estruturada. O estudo identificou como se dá a mobilidade residencial, destacando os principais desafios que o idoso enfrenta em seu cotidiano e mostrou que a maioria dos domicilíos, apresentava barreiras arquitetônicas e falta de equipamentos de segurança, dificultando a acessibilidade dos idosos. Ao analisar a ambiência do domicílio, contatou-se a necessidade de realização de intervenções e ajustes para a redução dos diversos riscos aos idosos. Neste contexto, é imperativo a abordagem educativa sobre o ambiente domiciliar aos idosos, e, deve ser incorporada à prática profissional do enfermeiro, favorecendo a autonomia e independência dos idosos.
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- 2023-05-15 (2)
- 2021-08-27 (1)
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