ARRANJO PRODUTIVO LOCAL EM GOIÁS: ESTUDO SOCIOECONÔMICO E EMPRESARIAL
Resumo
O Governo de Goiás implementou vários Arranjos Produtivos Legais –
APL’s nos últimos 14 (quatorze) anos, distribuídos em municípios agrícolas e estrategicamente localizados, sendo exemplos APL’s agendadas nos
municípios de Anápolis e Rio Verde. As APL’s tornaram ferramentas do
Estado para acelerar o avanço social e o fomento econômico – empresarial
nos limítrofes territoriais, o que valeu a posição de destaque dele perante
os demais entes da estrutura federalista brasileira. Os arranjos de natureza
público - empresarial, servem ao Estado para o cumprimento de políticas
públicas, agendas mecanizadas de produção, crescimento econômico e valoração do trabalho humano. No que pese a importância das APL’s para
o crescimento econômico do Estado de Goiás, e pelos poucos estudos já
realizados, o presente artigo, mantido por método positivista e analítico
preenchido de abordagens observacional e fenomenológica e de procedimentos bibliográfico e historiográfico, é universo dos números de APL’s
implementadas especificamente em Goiás, servido de fontes explicativas
das especificidades e veredas que agendam-nas, e do plano para haver uma
melhor compreensão da estrutura funcional que as mantém. Acreditando
no potencial funcional das APL’s em Goiás o estudo avança no que tange
as diretrizes e metas e a representatividade que cada uma delas possuem
nos diversos municípios que incubam-nas como políticas, que as codificam como instrumentos de avanço social, econômico e empresarial.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Os autores de textos escolhidos para publicação receberão documento para formalizar a cessão de direitos autorais de primeira publicação para a revista Leopoldianum, cuja remuneração se dará mediante o envio de dois exemplares da revista.