OBSTÁCULOS NA PROTEÇÃO DO DIREITO À PRIVACIDADE E DA HONRA DA MULHER NA INTERNET
DOI:
https://doi.org/10.58422/releo2023.e1419Resumo
A presente pesquisa tem como objetivo (i) analisar a violação do direito de privacidade na internet, os fundamentos e a realidade fática desse direito; (ii) como o ordenamento jurídico brasileiro tutela o direito de privacidade em relação aos crimes informáticos e contra a honra na internet; e (iii) a figura da mulher como vítima de violação da privacidade e de atentados contra a honra em ambiente virtual. Isso porque, a privacidade é um direito fundamental consagrado pela Constituição brasileira de 1988, que visa a proteção da dignidade da pessoa humana, resguardando sua imagem e intimidade. Entretanto, o âmbito da internet se evidencia como um meio de escassa fiscalização o que leva a um cenário em que muitos direitos são violados, a privacidade sendo um deles. Quanto à intimidade de mulheres, as violências em território cibernético são ainda mais frequentes e intensificadas pelo machismo intrínseco na sociedade, com resultados na exposição exacerbada de dados pessoais sensíveis e imagens íntimas sem consentimento. O artigo busca, a partir de uma análise qualitativa da legislação brasileira, geral e específica, sob a metodologia dogmática analítica e empírica, realizar um estudo sobre os crimes virtuais que evidenciam a fragilidade do direito à privacidade de mulheres.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Os autores de textos escolhidos para publicação receberão documento para formalizar a cessão de direitos autorais de primeira publicação para a revista Leopoldianum, cuja remuneração se dará mediante o envio de dois exemplares da revista.