DESAFIOS E BENEFÍCIOS DO BILINGUISMO:

UMA ANÁLISE À LUZ DE PIAGET, VYGOTSKY, BIALYSTOK E BRONFENBRENNER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2024.e1438

Resumo

Este ensaio discute a influência do bilinguismo no desenvolvimento humano  inferindo o que alguns estudiosos e teóricos como Piaget e Vygostky pensariam sobre o bilinguismo e a influência  deste no processo de aprendizado.Além disso,  apresentar  também o que os estudos mais recentes revelam nesta área e a interação dentro do microsssistema  e do mesossistema definidos por Urie Bonfrenbrenner. Desta forma, o presente ensaio objetiva explorar  de que modo   aprender duas línguas simultaneamente pode  interferir no aprendizado em diferentes contextos sociais..

  

Biografia do Autor

Fernanda Ribeiro de Araújo, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS

Psicóloga e doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente
realiza estágio de pós doutorado na mesma universidade.

Nancy Ramacciotti de Oliveira-Monteiro, UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS

Psicóloga, doutora em Psicologia Social, Livre docente, é professora do Instituto do Mar, da
Universidade Federal de São Paulo.

Downloads

Publicado

2024-12-19