DOS DESDOBRAMENTOS PSÍQUICOS DO NEOLIBERALISMO: UMA ANÁLISE DO DISPOSITIVO NEOLIBERAL DE PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES

an analysis of the neoliberal device for the production of subjectivities

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2024.e1446

Resumo

O presente artigo objetiva evidenciar os desdobramentos psíquicos do neoliberalismo no sujeito contemporâneo a partir da análise das estratégias empreendidas por alguns dos elementos díspares que atuam como seus sustentáculos ideológicos, tais quais decisões político-governamentais, práticas discursivas, novas organizações do trabalho e as ciências “psi” e suas categorias diagnósticas. Parte-se da compreensão de que o neoliberalismo é uma governamentalidade, no sentido foucaultiano do termo, a fim de argumentar que ele opera processos de produção de subjetividades a partir do alçamento da concorrência e da desigualdade a princípios reguladores da interação social. Deste modo, lançando mão de pesquisa bibliográfica que articula tanto autores oriundos das teorias sociais críticas quanto da psicanálise, discute-se a tecitura e gestão do sujeito neoliberal que, marcadamente distinto daquele das sociedades industriais-disciplinares do século XIX e início do século XX, e profundamente alienado do poder coercitivo que opera sobre ele, impõe a si mesmo um regime de autoexploração, capaz de encerrá-lo no limite do esgotamento.

Biografia do Autor

Rubens Díodoro Ferreira Cardoso, Universidade do Estado do Pará (UEPA) / Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV)

Psicólogo e psicanalista. Residente do Programa de Atenção à Saúde Mental da Universidade do Estado do Pará (UEPA) / Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (FHCGV). Membro do Grupo de pesquisa Saúde Mental Contemporânea e suas Implicações na Saúde Pública do FHCGV.

Manoel de Christo Neto, Universidade da Amazônia (UNAMA) / Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA)

Mestre em Educação. Professor Adjunto da Universidade da Amazônia (UNAMA). Psicólogo do Tribunal de Justiça do Estado do Pará.

Downloads

Publicado

2024-08-30