A TESE DE BRANQUEAMENTO RACIAL E O RACISMO ESTRUTURAL NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2024.e1449

Resumo

Decorrente do processo de construção da sociedade brasileira, é possível que se identifique nas entrelinhas do dia-a-dia o impacto da discriminação racial na vida de diversas gerações de indivíduos não-brancos. De forma intrínseca ao racismo estrutural e o preconceito institucionalizado, têm-se o histórico de uma coletividade eugenista que, com apoio governamental e de grupos pseudocientistas, contribuiu para a segregação da comunidade escravizada, que, abandonada sem políticas de integração e inclusão, foi marginalizada e excluída do pertencimento social, enquanto planos de “higienização do povo” eram discutidos entre as classes dominantes, a fim de exterminar os povos negros e mestiços do país. O presente subprojeto se desenvolverá através de pesquisa bibliográfica, objetivando reunir informações acerca do surgimento e disseminação da Teoria Eugenista no Brasil, que preceituava ideias de pureza e supremacia racial, e pretende, a partir dos dados coletados, realizar uma análise descritiva (por meio da revisão da literatura obtida), adotando-se um método de pesquisa dedutivo-indutivo, a fim de identificar seus impactos históricos, políticos e até mesmo artísticos, quais foram os principais idealizadores e atores do tema, de que forma eram produzidas e divulgadas suas ideias, assim como a quem este  discurso atingia, de maneira direta ou indireta.

Biografia do Autor

Gabriela Soldano Garcez, Universidade Católica de Santos

Advogada e jornalista diplomada. Pós-graduada em Direito Processual Civil e Direito do Trabalho, pela Universidade Católica de Santos. Mestre em Direito Ambiental (bolsista CAPES) e doutora em Direito Ambiental Internacional (bolsista CAPES), ambas pela Universidade Católica de Santos. Conciliadora capacitada pela Escola Paulista de Magistratura. Pós-doutora pela Universidade Santiago de Compostela/Espanha. Professora da Universidade Católica de Santos.

Monyque Silva Lourenço Lodi, Universidade Católica de Santos

Graduanda do Curso de Direito da Universidade Católica de Santos. Bolsista de Iniciação Científica (2022-2023), pela mesma instituição.

Downloads

Publicado

2024-04-12