ÁGUA VIRTUAL: “COMODITIZAÇÃO” E PERSPECTIVA DA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO COMÉRCIO (OMC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2024.e1454

Resumo

Este artigo analisa as implicações do uso e comércio da "água virtual" em um contexto global. A água, transcendendo limites físicos e políticos, assume importância econômica, social e ambiental. O estudo foca na (não) regulamentação internacional do uso da água virtual e impactos em nações com diferentes níveis de disponibilidade hídrica. Examina ainda a transformação da água em commodity, suas vantagens e riscos. Ainda, é analisado o tratamento da água virtual pela OMC, explorando interpretações divergentes do GATT. O estudo considera perspectivas legais, econômicas e ambientais, diante da singularidade desse recurso vital. A pesquisa contribui para uma compreensão abrangente das complexidades da gestão e comércio da água virtual.

Biografia do Autor

GUILHERME LUNELLI, PUCSP

Doutorando e Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Defensor Público de Mato Grosso do Sul.

THAIS DALLA CORTE, UEMS

Professora Adjunta do Curso de Direito da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Doutora e Mestra em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Cursou Doutorado Sanduíche (PDSE/Capes) na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL). Especialista em Cuestiones Contemporáneas en Derechos Humanos pela Universidad Pablo de Olavide (UPO). Especialista em Analisi Costituzionale della Democrazia pela Università del Salento (UNISALENTO). Especialista em Derechos Humanos y Estudios Críticos del Derecho pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO).

 

TIAGO DALLA CORTE, UPF

Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF). Possui MBA em Gestão Estratégica do Agronegócio pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Economista. Professor da Faculdade de Economia, Ciências Contábeis e Administração da Universidade de Passo Fundo (FEAC/UPF). Professor nos Cursos de Administração e Ciências Contábeis do Centro de Ensino Superior Riograndense (CESURG).

Downloads

Publicado

2024-04-10