INTERSECÇÕES DA AGRESSIVIDADE NA ADOLESCÊNCIA:

Uma revisão sistemática na perspectiva psicanalítica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2025.e1586

Resumo

     O objetivo do presente estudo consistiu em discutir acerca do impulso agressivo em adolescentes e compreender as variabilidades conceituais da agressividade. Tratou-se de uma revisão bibliográfica sistemática a partir das orientações Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and MetaAnalyses (PRISMA). As bases de dados consultadas foram: BVS, PEPSIC, APA PsycNet PsycArticles, PubMed, SCOPUS (Elsevier) e SciELO. As produções identificadas estavam redigidas nos idiomas: português, inglês, espanhol e francês. A seleção dos materiais ocorreu em janeiro de 2023, utilizando-se a plataforma CAFe-CAPES para as bases de dados com acesso restrito. Os termos utilizados foram “agressividade”, “agressão” “aggression”, “aggressiveness”, “adolescência”, “adolescent”, “adolescence”, “psicanálise” e “psychoanalysis”. A delimitação de datas foi equivalente ao período de 2012 a 2022. Dentre as 16 sintaxes utilizadas nas 5 bases de dados selecionadas, assim como a variedade possível de idiomas e do longo recorte temporal, evidenciou-se que a produção a respeito do assunto foi considerada escassa, divergindo da realidade dos adolescentes, que mostrou-se conflituosa e com presença de agressividade. Os resultados identificaram 84 artigos produzidos, mas foram eliminados 45 duplicatas, restando 39 publicações. Após a leitura dos títulos e resumos, foram excluídos 21 artigos. Em seguida, após a leitura completa, 9 artigos foram eleitos para análise qualitativa. De modo geral, os resultados encontrados foram estudos teóricos e cada um deles seguiu um autor psicanalítico de referência, estando entre os mais predominantes: Winnicott, Lacan e Freud. Ademais, as temáticas geralmente associavam agressividade aos contextos de violência e a delinquência.

Palavras-chave: Agressividade; Adolescência; Psicanálise; Revisão Sistemática.

Biografia do Autor

Gustavo Soares Domingues, Universidade Católica de Santos

Graduando em Psicologia pela Universidade Católica de Santos. Bolsista de Iniciação Cientifica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Membro do Laboratório de Avaliação e Intervenção Psicológica e Neuropsicológica na Universidade Católica de Santos e do NuBalaio - Núcleo de Estudos em Psicologia, Violência, Processos Psicossociais e Interseccionalidade.

Mauricio Marques Ramos Junior, Universidade Católica de Santos

Pós-graduando em Psicanálise e Análise do Contemporâneo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Santos. Membro do Laboratório de Avaliação e Intervenção Psicológica e Neuropsicológica na Universidade Católica de Santos. 

Dra. Hilda Rosa Capelão Avoglia, Universidade Católica de Santos

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - IPUSP. Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Senso em Psicologia, Desenvolvimento e Políticas Públicas da Universidade Católica de Santos. Professora de Avaliação Psicológica e Supervisora de Estágios Curriculares em Triagem e Psicodiagnóstico no curso de graduação em Psicologia da Universidade Católica de Santos. Pesquisas envolvendo avaliação psicológica, saúde mental, desenvolvimento da infância e adolescência em contexto de vulnerabilidade. Coordenadora de projetos de pesquisa e extensão visando o atendimento psicológico de crianças e adolescentes. Coordenadora do Laboratório de Avaliação e Intervenção Psicológica e Neuropsicológica na Universidade Católica de Santos. Ênfase em na área de Avaliação Psicológica e desenvolvimento psicológico. Membro do GT Métodos Projetivos na Avaliação Psicológica da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia - ANPEPP. Integrante do Conselho Editorial da Revista Psicólogo InFormação e do Boletim de Psicologia.

Downloads

Publicado

2025-04-22