EDUCAÇÃO EM VALORES: UMA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Betina A. Dauch Unifesp-BS
  • Maria Aznar Farias Unifesp-BS
  • Nancy Ramacciotti de Oliveira Monteiro Unifesp-BS

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2015.e642

Palavras-chave:

educação em valores. valores. escola. professores.

Resumo

O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa sobre a educação em valores
em uma escola pública e uma escola privada de uma cidade da Baixada
Santista (SP). Professoras do ensino fundamental responderam a uma entrevista
semi-estruturada acerca da presença, da importância e da maneira
de realizar a educação em valores em suas escolas. As respostas foram
submetidas à análise de conteúdo e separadas por eixos temáticos. Os
principais resultados apreendidos no discurso das professoras indicaram:
uma insatisfação com a organização da instituição escolar na atualidade;
uma sobrecarga à função dos professores, advinda de mudanças sociais
e familiares; uma incerteza acerca das funções da escola, que parecia entendida
como num período de transição; um discurso confusional e contraditório,
que tanto afirmava a importância da educação em valores nas
escolas, como negava ser essa uma responsabilidade da escola, mas sim da
família. Esses dados foram discutidos à luz de resultados de uma pesquisa
quantitativa voltada para objetivos semelhantes.

Biografia do Autor

Betina A. Dauch, Unifesp-BS

Psicóloga, membro do Laboratório de Psicologia Ambiental e Desenvolvimento Humano (LADH/ Unifesp-BS)

Maria Aznar Farias, Unifesp-BS

Professora Doutora, docente afiliada junto ao LADH/Unifesp-BS

Nancy Ramacciotti de Oliveira Monteiro, Unifesp-BS

Professora Doutora, docente da Unifesp e coordenadora do LADH/Unifesp-BS.

Downloads

Publicado

2016-12-09