EDUCAÇÃO EM VALORES: UMA PERSPECTIVA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.58422/releo2015.e642Palavras-chave:
educação em valores. valores. escola. professores.Resumo
O artigo apresenta uma pesquisa qualitativa sobre a educação em valores
em uma escola pública e uma escola privada de uma cidade da Baixada
Santista (SP). Professoras do ensino fundamental responderam a uma entrevista
semi-estruturada acerca da presença, da importância e da maneira
de realizar a educação em valores em suas escolas. As respostas foram
submetidas à análise de conteúdo e separadas por eixos temáticos. Os
principais resultados apreendidos no discurso das professoras indicaram:
uma insatisfação com a organização da instituição escolar na atualidade;
uma sobrecarga à função dos professores, advinda de mudanças sociais
e familiares; uma incerteza acerca das funções da escola, que parecia entendida
como num período de transição; um discurso confusional e contraditório,
que tanto afirmava a importância da educação em valores nas
escolas, como negava ser essa uma responsabilidade da escola, mas sim da
família. Esses dados foram discutidos à luz de resultados de uma pesquisa
quantitativa voltada para objetivos semelhantes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Eletrônica Leopoldianum - Revista de Estudos e Comunicações da Universidade Católica de Santos (ISSN: 2965-9566) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.