DE EXPERIÊNCIAS E VIVÊNCIAS. CONSTRUINDO UMA TEIA SONORA
DOI:
https://doi.org/10.58422/releo2017.e742Palavras-chave:
Experiências, Pibid, Educação Musical.Resumo
Esta pesquisa aborda as experiências das atividades musicais aplicadas por
meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – Pibid
integrado à uma Instituição de Ensino Superior – IES, durante o ano de
2016. Tem como objetivo principal relatar o desenvolvimento das vivências
dos bolsistas do Pibid na UME... Fundamenta-se em teóricos como:
Brito (2001), Swanwick (2003), Sekeff (2007), RIBEIRO (2007), Fonterrada
(2008), Mateiro e Souza (2009) sobre a Educação Musical e suas práticas.
Sobre a formação do professor em Freire (1979) e Ferreira (2012).
Além disso, análises dos Parâmetros Curriculares Nacionais no conteúdo
de Arte – PCNs (1998), e ainda tem referências os artigos da revista da
Associação Brasileira da Educação Musical – ABEM como: Nascimento
(2013). Analisamos, a partir das experiências vividas e utilizando como
metodologia, a aplicação dos seguintes projetos didáticos: Música na Escola,
Canto que Toca e Manifestações da Cultura Popular onde os resultados
alcançados, deram-nos embasamento para algumas considerações
preliminares dessa pesquisa, estabelecendo o aperfeiçoamento da prática
docente, e das propostas integradas à Educação Musical entre escola e
Universidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Eletrônica Leopoldianum - Revista de Estudos e Comunicações da Universidade Católica de Santos (ISSN: 2965-9566) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.