A QUESTÃO DE GÊNERO NO CONTEXTO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.58422/releo2017.e758Palavras-chave:
Gênero no contexto escolar, Questão de gênero na escola, Preconceito e Desigualdade de gênero.Resumo
O presente estudo teve como objetivo principal identificar as situações
de gênero no contexto escolar, enfatizando principalmente a atuação do
pedagogo diante desta problemática, bem como o papel exercido pela
família, e suas contribuições. Este não teve como interesse informar ou
‘’rotular’’ o que é certo ou errado, e sim apresentar os pontos de vista de
todas as partes envolvidas no contexto escolar. Assim, por meio de revisão
bibliográfica, analisando o ponto de vista de diversos autores, foram
abordados conceitos e práticas necessárias para possibilitar o professor
e a equipe gestora abordar este tema tão presente dentro de uma escola,
da forma mais natural possível, sempre identificando em documentos
oficiais a obrigatoriedade dessas ações pedagógicas. Também foram abordadas
as possíveis causas de preconceitos dentro da sala de aula. Ciente
de que a criança não nasce “homem” ou “mulher”, ou seja, a construção
do gênero é fundamentalmente sociocultural. Após análise de materiais,
pudemos observar que há questões relevantes relacionadas ao gênero que
precisam ser trabalhadas para redução de episódios de preconceito e discriminação
dentro do ambiente escolar, para a melhoria da educação com
foco na inclusão social.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Eletrônica Leopoldianum - Revista de Estudos e Comunicações da Universidade Católica de Santos (ISSN: 2965-9566) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.