UM OLHAR SOBRE A LEI FEDERAL Nº 11.645/2008: ANTECEDENTES, CONCEPÇÕES E EVOLUÇÃO

Autores

  • BEATRIZ MARTINS DOS SANTOS PRADO UNISANTOS
  • RACHEL DA COSTA PEDRO UNISANTOS
  • MARINEIDE DE OLIVEIRA GOMES UNISANTOS

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2018.e792

Palavras-chave:

Lei Federal nº 11.645/2008, Diversidade Étnico-Racial, História e Cultura Indígena e Afro-brasileira.

Resumo

A pesquisa, que resultou de Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) de
Pedagogia (2017) - de base qualitativa - visou compreender a evolução da
Lei Federal nº 11.645/2008, que trata da diversidade étnico-racial e indígena
e buscou identificar os antecedentes e o contexto político de sua produção
pela análise dos documentos orientadores para o trabalho com tais
temas em escolas de educação básica brasileiras – no sentido de entender
as concepções que apoiam a citada lei. Com pesquisa bibliográfica e análise
documental, buscou-se compreender o contexto histórico e a estrutura
de doze documentos norteadores do Ministério da Educação (MEC) para
o trabalho com a diversidade étnico-racial e indígena na educação básica
como um processo que contribui para o conhecimento das raízes culturais
brasileiras e as possibilidades de transformação social.

Biografia do Autor

BEATRIZ MARTINS DOS SANTOS PRADO, UNISANTOS

Pedagoga formada pela Unisantos (2017); professora
de educação infantil; membro do Observatório de Profissionais da Educação-Pesquisa-Formação.

RACHEL DA COSTA PEDRO, UNISANTOS

Assistente Social e Pedagoga formada pela Unisantos
(2017); assistente social de programas habitacionais na região da Baixada Santista; membro do Observatório de Profissionais da Educação-Pesquisa-Formação.

MARINEIDE DE OLIVEIRA GOMES, UNISANTOS

Pedagoga, mestre e doutora em Educação (FEUSP),
com Pós- Doutoramento na área (Universidade Católica Portuguesa / Lisboa); professora da Unisantos do Programa de Educação-Pesquisa- Formação.

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Publicado

2018-05-18