CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA PARFOR PARA A TRANSFORMAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.58422/releo2018.e794Palavras-chave:
Curso de Pedagogia. Programa PARFOR. Formação de professores. Prática docente.Resumo
Esta pesquisa tematizou a formação inicial de professores em Pedagogia,
em convênio com Plano Nacional de Formação de Professores da Educação
Básica/Programa PARFOR, na Universidade Católica de Santos.
Teve por objetivo principal compreender o processo de transformação da
prática docente de sujeitos que já atuavam em escolas públicas, mas não
possuíam titulação em nível superior, conforme preconiza a atual Lei de
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN 9.394/1996). Caracterizou-
se como uma pesquisa de cunho qualitativo que compreendeu a
coleta de dados por meio da abordagem metodológica denominada Grupo
Dialogal, com fundamentação teórica em Domingues. O Grupo Dialogal
foi formado por dezesseis professoras egressas do curso e foi realizado
em quatro sessões. A transcrição do material verbalizado foi submetida
à técnica da análise de conteúdo, de acordo com Franco. Os resultados
indicaram que o curso de Pedagogia/Programa PARFOR contribuiu significativamente
para a transformação da prática das professoras envolvidos
na pesquisa, em três dimensões: pessoal, didático-pedagógica, e identidade
docente. As participantes concluíram que conseguiram superar a
atuação em sala de aula meramente reprodutiva e mecânica, construindo
uma práxis permeada pela reflexão e pela pesquisa. Consequentemente,
sentiram-se mais autônomas e autoras de seu quefazer pedagógico. Por
fim, a pesquisa considerou que o Programa PARFOR constitui-se em uma
importante política pública para a melhoria da educação brasileira.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Eletrônica Leopoldianum - Revista de Estudos e Comunicações da Universidade Católica de Santos (ISSN: 2965-9566) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.