COOPERAÇÃO ACADÊMICA NO ESPAÇO LUSÓFONO
DOI:
https://doi.org/10.58422/releo2019.e879Palavras-chave:
CPLP, cooperação, Ensino Superior.Resumo
Com objetivo de contribuir para a cooperação entre países do espaço lusófono
na área acadêmica, este artigo apresenta dados referentes ao trabalho
desenvolvido pelo Grupo de Pesquisa Comunicação e Cidadania, da Universidade
Católica de Santos, em três áreas do conhecimento: Comunicação,
Nutrição e Relações Internacionais, por meio de estudo comparado
entre três Instituições de Ensino Superior da Comunidade dos Países de
Língua Portuguesa: Universidade Católica de Santos (Brasil), Universidade
Católica Portuguesa (Portugal) e Universidade Eduardo Mondlane
(Moçambique). Em meio às dificuldades para o levantamento dos dados,
compreendeu-se o silêncio como constitutivo do sentido. Portanto, o resultado
da iniciativa transdisciplinar aponta para reflexão dos acadêmicos
sobre necessária dinamização de convênios entre as Instituições de Ensino
Superior dessa Comunidade que, embora distanciadas geograficamente,
podem contribuir para o desenvolvimento científico, tecnológico e cultural
dos Estados membros, se vencidas determinações políticas e históricas
inscritas no silêncio.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A Revista Eletrônica Leopoldianum - Revista de Estudos e Comunicações da Universidade Católica de Santos (ISSN: 2965-9566) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.