ANÁLISE SEMIÓTICA DA LINGUAGEM LITERÁRIA E CINEMATOGRÁFICA DE CAPITÃES DA AREIA

Autores

  • JULIA RIECHELMANN DO NASCIMENTO UNISANTOS
  • LIZANDRA MARIA SILVA ALVES UNISANTOS
  • YASMIN MAMEDE MARQUES UNISANTOS
  • ROSA MARIA VALENTE FERNANDES UNISANTOS

DOI:

https://doi.org/10.58422/releo2019.e927

Palavras-chave:

Jorge Amado. Capitães da Areia. Obra Cinematográfica. Ideologia. Semiótica.

Resumo

No livro Capitães da Areia, o escritor Jorge Amado trata com lirismo a vida
de meninos de rua que vivem à margem da sociedade da década de 1937
e neste trabalho, será abordada a questão fílmica e literária do livro, mostrando
suas semelhanças e diferenças e o que foi mantido da sua essência,
como a questão semiótica presente na obra cinematográfica e as questões
ideológicas em ambas. Aprofundar-se, portanto, na obra de Jorge Amado
é, antes de tudo, entrar em contato com o contexto histórico fortemente
desenvolvido em seu texto. De modo geral, a análise apresentará as
questões mais presentes na narrativa, como a luta dos personagens Pedro
e Dora e suas características, figuras que serão retratadas no decorrer desse
trabalho e o papel que desempenharam durante todo livro e filme.

Biografia do Autor

JULIA RIECHELMANN DO NASCIMENTO, UNISANTOS

Graduada em Letras
Português/Inglês pela
Universidade Católica
de Santos.

LIZANDRA MARIA SILVA ALVES, UNISANTOS

Graduada em Letras
Português/Inglês pela
Universidade Católica
de Santos.

YASMIN MAMEDE MARQUES, UNISANTOS

Graduada em Letras
Português/Inglês pela
Universidade Católica
de Santos.

ROSA MARIA VALENTE FERNANDES, UNISANTOS

Profa. Dra. Rosa
Maria Valente
F e r n a n d e s .
Universidade Católica
de Santos.

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Publicado

2019-12-06