O SAMBA-ENREDO DÁ PASSAGEM PARA A INTERDISCIPLINARIDADE NO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I
DOI:
https://doi.org/10.58422/releo2019.e933Palavras-chave:
Interdisciplinaridade, Carnaval, Cultura Popular, Aprendizagem, Projeto, Samba-EnredoResumo
Este trabalho analisa a importância de propor no 5º ano do Ensino Fundamental
I a valorização da cultura popular brasileira fazendo do Carnaval
e do Samba elementos culturais capazes de despertar a reflexão sobre
o contexto social ao qual o ambiente educativo se relaciona. Para esse
fim, inicialmente é desenvolvido um levantamento acerca da história do
Carnaval e do Samba, como forma de compreender as particularidades
que podem ser mais relevantes à abordagem na sala de aula. Em seguida,
observa-se o que tange à interdisciplinaridade com o intuito de reconhecer
a utilidade da interação de diferentes disciplinas para a construção
de um conhecimento. Posteriormente, são apresentadas as singularidades
da prática denominada projeto e é apresentada uma proposta didática
intitulada Carnaval é coisa séria, a partir do samba-enredo 2018 Monstro
é aquele que não sabe amar! Os filhos abandonados da pátria que os pariu, do
GRES Beija-Flor de Nilópolis, com o propósito de ser esta um referencial
de prática interdisciplinar apta a fazer dos referidos elementos culturais,
garantia de aprendizado significativo no nível escolar pretendido. O trabalho
é encerrado com ponderações reflexivas a respeito da necessidade
de aproximar o grupo discente da construção de aprendizado apoiado na
noção de identidade e pertencimento que podem ser alicerçadas com a
manifestação cultural carnaval.
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