Práxis docente no ensino de matemática: construções de sentido a partir da mediação com tirinhas
DOI:
https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1025Palavras-chave:
Formação de Professores, Mediação, Saberes Docentes, Práxis Docente, Tirinhas.Resumo
Na práxis escolar, o educador significa e ressignifica os seus conhecimentos. Por isso, torna-se imprescindível uma análise crítica dos saberes que envolvem o trabalho docente. Nesse sentido, tencionou-se utilizar tirinhas como instrumento mediador na formação de professores, a fim de desenvolver diálogos críticos acerca do ensino de matemática. Almejou-se analisar as construções de sentido dos docentes, além de refletir sobre a possível presença de mitos na aprendizagem, bem como a importância da palavra na práxis escolar. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida em um grupo focal formado por professores de um grupo de pesquisa. Por sua vez, a análise dos diálogos possibilitou a apreensão de construções de sentido dos participantes. Por fim, a mediação com as tirinhas possibilitou uma análise da atividade docente no ensino de matemática, cujos saberes são significados e ressignificados de acordo com a experiência, o contexto e as necessidades de ensino.
Palavras-chave: Formação de Professores. Mediação. Saberes Docentes. Práxis Docente. Tirinhas.
Referências
BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Ar, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 49. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2002.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 49. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
OLIVEIRA, Maria Kohl. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 2002.
PRESTES, Z.R. Quando não é quase a mesma coisa: análise de traduções de Lev Semionovitch Vygotsky no Brasil: repercussões no campo educacional. 2010. 295 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2012.
REGO, Tereza Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 25 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. São Paulo: Papirus Editora, 2001.
TAILLE, Yves de La; OLIVEIRA, Marta Kohl; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 2019.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014. Edição Kindle.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 REVISTA ELETRÔNICA PESQUISEDUCA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Revista Eletrônica Pesquiseduca, Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Católica de Santos (ISSN: 2177-1626) é detentora dos direitos autorais de todos os artigos publicados por ela. A reprodução total dos textos em outras publicações, ou para qualquer outro fim, por quaisquer meios, requer autorização por escrito do editor. Reproduções parciais de artigos (resumo, abstract, mais de 500 palavras de texto, tabelas, figuras e outras ilustrações) deverão ter permissão por escrito do editor e dos autores.