Práxis docente no ensino de matemática: construções de sentido a partir da mediação com tirinhas

Autores

Palavras-chave:

Formação de Professores, Mediação, Saberes Docentes, Práxis Docente, Tirinhas.

Resumo

Na práxis escolar, o educador significa e ressignifica os seus conhecimentos. Por isso, torna-se imprescindível uma análise crítica dos saberes que envolvem o trabalho docente. Nesse sentido, tencionou-se utilizar tirinhas como instrumento mediador na formação de professores, a fim de desenvolver diálogos críticos acerca do ensino de matemática. Almejou-se analisar as construções de sentido dos docentes, além de refletir sobre a possível presença de mitos na aprendizagem, bem como a importância da palavra na práxis escolar. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida em um grupo focal formado por professores de um grupo de pesquisa. Por sua vez, a análise dos diálogos possibilitou a apreensão de construções de sentido dos participantes. Por fim, a mediação com as tirinhas possibilitou uma análise da atividade docente no ensino de matemática, cujos saberes são significados e ressignificados de acordo com a experiência, o contexto e as necessidades de ensino.

Palavras-chave: Formação de Professores. Mediação. Saberes Docentes. Práxis Docente. Tirinhas.

Biografia do Autor

Isabely Melo Silva, Universidade Federal de Lavras

Mestranda em Educação na Universidade Federal de Lavras (UFLA/MG). Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia no Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN/MG). Graduada em Letras/Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ/MG). Membro do grupo de pesquisa Práticas Pedagógicas orientadas pela Teoria Histórico-Cultural (PPTHC – DGP/CNPq). Professora na rede estadual de Educação de Minas Gerais.

Helaina Fátima Vinhas Pereira, Universidade Federal de Lavras

Mestranda em Educação (UFLA/MG). Pós-graduada em Psicopedagogia (UNIS/MG). Graduada em Pedagogia (UNIS/MG). Membro do grupo de pesquisa Práticas Pedagógicas orientadas pela Teoria Histórico-Cultural (PPTHC – DGP/CNPq). Professora na rede municipal de Educação.

José Antônio Araújo Andrade, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Educação (UFSCar/SP). Mestre em Educação (USF/SP). Graduado em Matemática (USF/SP). Docente e pesquisador permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática e em Educação Científica e Ambiental (UFLA/MG). Líder do grupo de pesquisa Práticas Pedagógicas orientadas pela Teoria Histórico-Cultural (PPTHC - DGP/CNPq).

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Publicado

2021-03-21