Práxis docente no ensino de matemática: construções de sentido a partir da mediação com tirinhas
DOI :
https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1025Mots-clés :
Formação de Professores, Mediação, Saberes Docentes, Práxis Docente, Tirinhas.Résumé
Na práxis escolar, o educador significa e ressignifica os seus conhecimentos. Por isso, torna-se imprescindível uma análise crítica dos saberes que envolvem o trabalho docente. Nesse sentido, tencionou-se utilizar tirinhas como instrumento mediador na formação de professores, a fim de desenvolver diálogos críticos acerca do ensino de matemática. Almejou-se analisar as construções de sentido dos docentes, além de refletir sobre a possível presença de mitos na aprendizagem, bem como a importância da palavra na práxis escolar. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida em um grupo focal formado por professores de um grupo de pesquisa. Por sua vez, a análise dos diálogos possibilitou a apreensão de construções de sentido dos participantes. Por fim, a mediação com as tirinhas possibilitou uma análise da atividade docente no ensino de matemática, cujos saberes são significados e ressignificados de acordo com a experiência, o contexto e as necessidades de ensino.
Palavras-chave: Formação de Professores. Mediação. Saberes Docentes. Práxis Docente. Tirinhas.
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