Práxis docente no ensino de matemática: construções de sentido a partir da mediação com tirinhas

Autores/as

  • Isabely Melo Silva Universidade Federal de Lavras
  • Helaina Fátima Vinhas Pereira Universidade Federal de Lavras
  • José Antônio Araújo Andrade Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1025

Palabras clave:

Formação de Professores, Mediação, Saberes Docentes, Práxis Docente, Tirinhas.

Resumen

Na práxis escolar, o educador significa e ressignifica os seus conhecimentos. Por isso, torna-se imprescindível uma análise crítica dos saberes que envolvem o trabalho docente. Nesse sentido, tencionou-se utilizar tirinhas como instrumento mediador na formação de professores, a fim de desenvolver diálogos críticos acerca do ensino de matemática. Almejou-se analisar as construções de sentido dos docentes, além de refletir sobre a possível presença de mitos na aprendizagem, bem como a importância da palavra na práxis escolar. A pesquisa, de abordagem qualitativa, foi desenvolvida em um grupo focal formado por professores de um grupo de pesquisa. Por sua vez, a análise dos diálogos possibilitou a apreensão de construções de sentido dos participantes. Por fim, a mediação com as tirinhas possibilitou uma análise da atividade docente no ensino de matemática, cujos saberes são significados e ressignificados de acordo com a experiência, o contexto e as necessidades de ensino.

Palavras-chave: Formação de Professores. Mediação. Saberes Docentes. Práxis Docente. Tirinhas.

Biografía del autor/a

Isabely Melo Silva, Universidade Federal de Lavras

Mestranda em Educação na Universidade Federal de Lavras (UFLA/MG). Pós-graduanda em Neuropsicopedagogia no Centro Universitário Presidente Tancredo de Almeida Neves (UNIPTAN/MG). Graduada em Letras/Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ/MG). Membro do grupo de pesquisa Práticas Pedagógicas orientadas pela Teoria Histórico-Cultural (PPTHC – DGP/CNPq). Professora na rede estadual de Educação de Minas Gerais.

Helaina Fátima Vinhas Pereira, Universidade Federal de Lavras

Mestranda em Educação (UFLA/MG). Pós-graduada em Psicopedagogia (UNIS/MG). Graduada em Pedagogia (UNIS/MG). Membro do grupo de pesquisa Práticas Pedagógicas orientadas pela Teoria Histórico-Cultural (PPTHC – DGP/CNPq). Professora na rede municipal de Educação.

José Antônio Araújo Andrade, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Educação (UFSCar/SP). Mestre em Educação (USF/SP). Graduado em Matemática (USF/SP). Docente e pesquisador permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática e em Educação Científica e Ambiental (UFLA/MG). Líder do grupo de pesquisa Práticas Pedagógicas orientadas pela Teoria Histórico-Cultural (PPTHC - DGP/CNPq).

Citas

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Ar, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. 49. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 49. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

OLIVEIRA, Maria Kohl. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. 4. ed. São Paulo: Scipione, 2002.

PRESTES, Z.R. Quando não é quase a mesma coisa: análise de traduções de Lev Semionovitch Vygotsky no Brasil: repercussões no campo educacional. 2010. 295 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

REGO, Tereza Cristina. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 25 ed. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

SKOVSMOSE, Ole. Educação Matemática Crítica: a questão da democracia. São Paulo: Papirus Editora, 2001.

TAILLE, Yves de La; OLIVEIRA, Marta Kohl; DANTAS, Heloysa. Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus, 2019.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 4. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014. Edição Kindle.

VYGOTSKY, Lev Semionovitch. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

Publicado

2021-03-21

Cómo citar

Silva, I. M., Pereira, H. F. V., & Andrade, J. A. A. (2021). Práxis docente no ensino de matemática: construções de sentido a partir da mediação com tirinhas. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(29), 310–324. https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1025