A Pedagogia novamente em questão

Autores

  • Giseli Barreto da Cruz Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1161

Palavras-chave:

Pedagogia. Epistemologia da pedagogia. Teoria e prática da Educação. Curso de Pedagogia.

Resumo

O artigo retoma o debate epistemológico sobre a pedagogia, com o objetivo de acentuar a sua condição de teoria e prática da educação. O contexto que circunda a análise e para o qual ela se dirige é o de crítica à pedagogia das competências, tendência expressa nos marcos regulatórios atuais para a formação de professores. Compreende-se que sendo o curso de Pedagogia destinado à formação profissional para o trabalho docente na sala de aula e na organização e gestão pedagógica escolar e não escolar, a formação por ele oferecida não pode ser restringida a uma visão reducionista da própria pedagogia. A discussão, exclusivamente teórica, se apresenta em torno de dois eixos argumentativos, sendo o primeiro com ênfase na essência da pedagogia a partir da relação que estabelece com a educação e o segundo voltado para as teorizações em torno do saber que lhe é específico.

Biografia do Autor

Giseli Barreto da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UFRJ. Supervisora de pós-doutorado e orientadora de doutorado, mestrado, especialização, graduação e iniciação científica. Possui Estágio Pós-Doutoral em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) com o apoio do CNPq (PDJ); Doutorado e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio); Especialização em Supervisão, Orientação e Administração Escolar pela Universidade Federal Fluminense (UFF); e Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (USU).

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Publicado

2021-11-14

Como Citar

Cruz, G. B. da. (2021). A Pedagogia novamente em questão. EVISTA ELETRÔNICA ESQUISEDUCA, 13(31), 839–856. https://doi.org/10.58422/repesq.2021.e1161